Anúncio do HT Forum

TVs com HDMI 2.1

Discussão em 'Painéis 4K' iniciada por Wells_gp, 17 Out 2017.

1. Wells_gp

Wells_gp Usuário

204 118 25

Desde 16 Out 2017
    Uberlândia
    Fala galera, quem quiser pode pular a introdução.

<introdução>Recentemente decidi comprar uma TV e um console, então comecei minhas pesquisas visto que seria minha primeira TV (Sim, não tenho TV, assisto filmes apenas no meu notebook com um a tela de 14'')
    Todo parecia lindo, achei uma TV (a x905E) que parecia atender os requisitos dos consoles atuais e do 1X que está preste a lançar, porem olhando mais afundo vi que ela não conseguira devido a limitações do HDMI 2.0</introdução>

Sendo assim, quando será que o Brasil receberá uma TV com suporte ao HDMI 2.1?

Não vou aguentar esperar mais para comprar uma TV então estava pensando em pegar uma Full HD e depois que chegarem essas com HDMI 2.1 trocar.

Porem se forem demorar muito talvez ainda compense pegar a X905E e esperar para trocar de TV.

Ps.: como não vi no forum aqui ninguem comentando sobre essa limitação, ela simplesmente não permite que você jogue a 4K com HDR, pois não tem largura de banda disponivel, Na largura 18Gb/s para ter 4K e HDR10 o FPS fica limitado a 24, por isso o PS4 pro faz uma interpolação que torna a imagem equivalente a 1080p.
    Além do HDR10 (atual padrão), os consoles de nova geração provavelmente será compativel o o HDR dolby vision (onde cada pixel tem 12bits, frente aos 10 bits do HRD10 e aos 8btis da exibição normal)
    Digo isso pois o novo Gran turisno já informa que tera suporte para 10000 nits, algo que só existe no HDR Dolby Vision.

Essas forar as informações que consegui nesses 2 dias de pesquisa, se tiver algo errado, me informem, por favor, e não deixem de dar palpite de quando acreditam em uma TV com o HDMI 2.1 e por que.

2. dirct

dirct Usuário

223 177 45

Desde 20 Jan 2012
    Tarumã/SP/Brasil
    Bom acho que existem algumas informações conflitantes aí:

Pra começar o Xbox One X ter suporte a HDMI 2.1 é praticamente irrelevante porque ele não tem desempenho pra usufruir disso, o HDMI 2.1 dá a possibilidade de atingir 4K@120fps e 8K@60fps, o Xbox One X vai rodar jogos a 4K@60fps e isso o HDMI 2.0 já faz, hoje até PCs com placas de vídeo muito mais potentes que qualquer console sofrem pra conseguir rodar um jogo a 4K@60fps cravados então a verdade é que hoje nenhum hardware é capaz de usufruir do HDMI 2.1 e isso inclui o Xbox One X, o HDMI 2.0 é suficiente.

Outra coisa é que não faz sentido nenhum lançar TVs com HDMI 2.1 sendo que elas não tem capacidade para usufruir disso, as melhores TVs hoje (é o caso da X905E) só tem capacidade para rodar um jogo a 4K@60fps ou 1080p@120fps então qual o sentido de colocar HDMI com suporte a resoluções e frequências mais altas se o painel não tem desempenho para 8k ou 4K@120fps?

Com relação a limitação de jogar em 4K com HDR a 24fps, pelo que acompanho aqui não vejo usuários reclamando disso, não seria o PS4 Pro que por ter hardware fraco "derruba" os FPS e a TV apenas mostra o que está acontecendo? Pelo que sei o PS4 Pro não tem hardware suficiente para realmente dominar o 4K, a grande maioria dos jogos são 1080p escalonados (upscale) para 4K e os poucos jogos nativos 4K rodam a 30fps (com raríssimas exceções em 60fps) com quedas para até 20fps segundo analises de sites especializados, então acho que ai não é uma limitação da TV e sim do console, no manual da TV diz que ela suporta 4K 60Hz e eu nunca li de nenhum fabricante que se o HDR estiver ligado a TV não consegue manter a taxa de quadros que ela suporta normalmente.

Com relação aos nits vc está enganado, 1.000 nits é a especificação do HDR normal, a especificação do Dolby Vision é 4.000 nits, já te aviso que o Dolby Vision que roda nas TVs e equipamentos com suporte hoje são todos fakes, não existe hardware pelo menos disponível no comercio que corresponda as especificações do Dolby Vision seja os 4.000 nits ou os 12 bits, então não perca o sono tentando arrumar uma TV que consiga rodar o Dolby Vision da maneira como deveria ser porque atualmente não existe tal equipamento e quando começar a aparecerem TVs com 4.000 nits e 12 bits provavelmente ela será mais cara que um carro popular, essa tecnologia ainda é imatura e demorará alguns anos até estar totalmente acessível ao público, pro que temos hoje 1000 nits, 10 bits, 1080p@120fps ou 4K@60fps a X905E gabarita e se ela não rodar provavelmente nenhuma TV atual rodará, só pra te deixar a par a X905E vai receber "suporte" a Dolby Vision segundo a Sony, isso será feito através de atualização se software do android, mas como eu te disse será apenas para "inglês ver" porquê não existe TV no mercado atualmente que tenha as especificações que a Dolby fez quando criou a tecnologia.

Portanto não perca a cabeça com isso, a X905E tem as mesmas especificações de resolução/fps das TVs de 10.000-20.000-30.000 reais, isso significa que se ela não rodar nenhuma atual rodará.

• 8
  3. Wells_gp

Wells_gp Usuário

204 118 25

Desde 16 Out 2017
    Uberlândia
    Bom, vou por partes (citando seu paragrafo) e tentando achar as fontes:

1º)Conforme eu disse o HDMI 2.0 consegue rodar 4K@60Hz mas sem HDR, quando você coloca o HDR na conta que aumenta 2 bits por pixel o fps fica limitado a 24Hz. (fonte:http://www.pcmanias.com/porque-motivo-os-televisores-4k-ainda-nao-sao-uma-boa-compra/)

1º [parte 2]) Realmente o XOneX não vai aproveitar a o HDMI2.1, há boatos que ele vai implementar apenas as partes de software, como VRR, e manterá uma largura de banda do 2.0b (Fonte: http://www.pcmanias.com/scorpio-hdmi-2-0-ou-hdmi-2-1/)

2º) Eu pensei que a X905E conseguiria rodar 4K@120Hz se não fosse a limitação do HDMI, afinal nas especificações ela diz ser um painel de 4k com 120Hz nativos (isso não tem fonte, foi uma dedução minha)

3º)O PS4 pro realmente tem um hardware fraco mesmo, tanto é que penso em comprar o PS$ slim mesmo, mas o problema é que alguns sites apontam o PS5 para 2019 já, e como o gran turismo já auncio seu jogo já vira com uma qualidade que o PS4 pro não vai dar conta de rodar e não vai poder ser transmitida pelo HDMI 2.0 (fonte:http://www.gran-turismo.com/br/news/00_3723425.html) Ou seja o PS5 devera vir com um poder de fogo de pelo menos 4K@60Hz e HDR de 12Bit para conseguir o REC. 2020 e 10000 nits

4º)Com relação aos Nits 2 fontes, e nelas já consta também sobre a paletas de cores (http://www.techtudo.com.br/dicas-e-...s-entre-tecnologias-hdr10-e-dolby-vision.html e http://www.pcmanias.com/hdr10-vs-dolby-vision/
    Com relação ao Dolby Vision eu acreditei que as LG Oled realmente tinham, não sabia que eram fakes.

5º) sei disso, por isso desanimei, qualquer TV atual ficaria obsoleta em pouco mais de 2 anos (Pelo que li o PS5 deve ser lançado em 2019, no mais tardar em 2020) para quem pretender comprar o PS5, Por isso que queria saber quando a previsão de implementação do HDMI 2.1, pois devido a isso estou pensando em pegar uma Full HD mesmo com um PS4 Slim e economizar dinheiro para um conjunto (TV+PS5)

Resumindo, desanimo pagar quase 5 mil em uma TV que ficara desatualizada em menos de 3 anos, por isso queria saber a previsão de implementação do HDMI 2.1, pois se for para linha 2018, compensa eu esperar um pouco, mas se ficar apenas para linha de 2019, é melhor eu pegar uma full HD mesmo pela metade do preço da X905E (Estou sem nenhuma TV no momento), e pegar uma 4K apenas em 2020.

4. dirct

dirct Usuário

223 177 45

Desde 20 Jan 2012
    Tarumã/SP/Brasil
    Bom vamos por partes:

1 - Esse link que vc postou está errado ou parcialmente errado, há TVs 4k (principalmente de entrada) que não conseguem 4K@60fps+HDR mas há TVs que não tem problema algum com isso e fazem 4K@60fps+HDR normalmente desde que a fonte que está gerando o conteúdo suporte ex: console, PC etc.., como eu disse pra vc HDMI 2.0 não é um impedimento para fazer isso e TVs com essa especificação conseguem, veja este artigo:https://support.roku.com/article/235400407-why-is-4k-at-60-fps-important-to-playing-hdr-content-

Olha a imagem de como configurar 4K@60fps+HDR na porta HDMI quando a TV suporta:

2 - Não confunda hz com fps, uma TV pode ser 120hz mas só permitir conteúdo a 60fps por exemplo, a Panasonic EX750B é uma TV 120hz nativa mas se vc for jogar nela mesmo em 1080p ela só permite 60fps e não te dá opção de 120fps mesmo tendo um painel com 120hz, a X905E também é uma TV 120hz nativo e no caso dela ela te dá a opção de 1080p@120fps, portanto tanto no caso da EX750B quanto da X905E elas são 4K@120hz o que não significa que serão 4K@120fps, não existe TV hoje que consiga 4K@120fps pelo menos não acessível ao público, e demorará anos para ter porque hoje simplesmente não existe nenhum hardware capaz de enviar para TV imagens em 4K com 120 quadros por segundo, hoje a GPU mais potente do mundo é a Nvidia GTX1080ti e ela se "borra toda" para chegar aos 60fps, em alguns jogos com textura mais complexa e sombras ela não consegue 60fps, existem alguns jogos principalmente de "mundo aberto" que duas GTX1080ti em modo Sli(rodando juntas) não conseguem manter o jogo a 60fps naquela resolução/qualidade, 4K@120fps ainda é um sonho distante e quando for realidade nos primeiros anos não será para as massas será para entusiastas que podem bancar milhares de dólares para ter o que há de melhor do melhor.

3 - Vc acredita mesmo que empresas como Sony (futuro PS5) ou Microsoft (atual Xbox One X) vão/iram lançar consoles que nenhuma TV existente tenha capacidade total de rodar? Vão vender os consoles para quem? Te garanto que tanto no atual Xbox One X quanto no futuro PS5 vão rodar lindamente em qualquer TV 4K existente no mercado porque eles não são loucos, vão lançar um console que precisa de HDMI 2.1 sendo que 100% das TVs do mundo são HDMI 2.0? Isso seria suicídio comercial, mesmo que já existisse 1% de TVs com HDMI 2.1 no mercado ainda seria um suicídio porque venderiam console para apenas 1% das TVs do mundo e não é assim que a "banda toca", pra vender console eles vão dar suporte até a TVs de tubo se bobear, e quanto a 10.000 nits no Gran Turismo só posso te dizer que não passa de lorota marqueteira de empresas querendo brincar com o cliente leigo, as empresas anunciam TVs com 960hz, 240hz etc...e na verdade só existem TVs de 60hz ou 120hz o resto é tudo "emulado" lorota de vendedor esse caso dos 10.000 nits é o mesmo caso, talvez em 2.030 já tenha TVs pra aproveitar os "teóricos" 10.000 nits porque hoje as TVs não chegam a 2.000 nits.

4 - Na questão de nits/brilho LCDs atualmente levam vantagem sobre Oleds, a X905E atinge uma quantidade de nits que nenhuma Oled atual consegue e ainda existem LCDs mais caras que atingem ainda mais brilho que a X905E, a melhor Oled atualmente atinge 700 nits de brilho e as LGs Oled tem suporte a Dolby Vision mas como se Dolby Vision tem certificação em 4.000 nits? Ai vc vê que as coisas não batem e percebe que as TVs atuais que "suportam" Dolby Vision na verdade não tem capacidade para tal, é apenas uma forma de levar o cliente na conversa, o leigo vai chegar em uma loja e vai dizer: "Se não tiver suporte a Dolby Vision eu não tenho interesse nesse produto", mas na verdade ele estará levando uma TV que não atinge os requisitos para o "real Dolby Vision", é o mesmo caso de quando aparece usuários leigos aqui no fórum achando que TVs de entrada possuem 120hz quando na verdade elas são 60hz e o vendedor diz: "Através da nossa tecnologia exclusiva esta TV atinge 120hz", mas na verdade é uma TV de 60hz que é vendida como 120hz através de gambiarras que obviamente nunca a farão ter a fluidez de uma TV 120hz nativa/hardware.

5 - Já fui como vc e posso dizer que "cai na real" depois de quebrar a cara muitas vezes, vc nunca conseguirá acompanhar a tecnologia e essa impressão de que seu aparelho ficará logo desatualizado nada mais é que uma tendência que a indústria cria (obsolescência programada) na cabeça do consumidor, eles querem que o atual se torne velho e obsoleto para força-lo a comprar outro produto mesmo que seu atual não tenha problema algum, eles criam necessidades que nem vc sabia que tinha, resumindo: Se vc for se preocupar em se manter atualizado nunca comprará nada e sempre estará esperando o próximo ano para não ficar "desatualizado" e ter a super ultra mega tecnologia que desenvolveram e está pra sair.

Obs.: Tome muito cuidado com as fontes que vc usa, tem muito site que não tem total domínio do assunto e pública matérias de rumores ou boatos como se fosse uma certeza, existem até mesmo sites pagos para encher a bola de uma marca e destruir a concorrente, quando o assunto é TVs eu confio nestes 3:

Rtings
    flatpanelshd
    HDTV test

• 3
    • 1
  5. High Definer

High Definer Usuário

3.131 3.591 486

Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    @Wells_gp@Wells_gp

Você confundiu um pouco as coisas... a única limitação do HDMI 2.0 em HDR é o full chroma (RGB ou YCbCR 4:4:4). Fora isso ele pode reproduzir 4k em HDR de 10bits sem o menor problema em 60hz (uso diariamente no meu PC e PS4 Pro).
    A única diferença é que em SDR ele roda em 4k@60hz YCbCR 4:4:4 8bits e em HDR vai pra 4k@60hz YCbCr 4:2:2 10 bits. Essa pequena compressão de chroma não é visível. Para ter uma ideia, blu-rays por padrão são gravados em YCbCr 4:2:0.

• 4
  6. Wells_gp

Wells_gp Usuário

204 118 25

Desde 16 Out 2017
    Uberlândia
    @dirct@dirct Gosto muito de conversar com você, foi apos uma conversa com você que tinha me "decidido" pela X905E

1) Realmente ela faz o HDR em 4K com 60Hz, porem ela faz uma compressão conforme explicado no link e dito pelo @High Definer@High Definer, na pratica essa compressão transforma um 4K em um 2K ou em 1080P no caso da YCbCr 4:2:0.
    E isso é um problema unica e exclusivamente por causa da largura de banda do HDMI (https://adrenaline.uol.com.br/2016/...-4k-e-60hz-serie-rx-400-da-amd-fica-em-8-bit/)

2) realmente dessa eu não sabia, muitíssimo obrigado.

3) Quanto ao PS5 eu acredito que ele vai rodar sim nas tvs atuais, mais o máximo dele só sera atingido nas tvs lançadas alguns anos depois, foi assim com o PS3 e PS4
    Um exemplo do PS3, foi lançado em 2006 com p padrão HDMI 1.3, o HDMI teve 5 alterações e o PS3 acompanhou todas, e mais do que isso o PS3 passou a suportar o 3D depois de 4 anos de lançado e só possível graças o HDMI 1.4.

4) novamente eu desconhecia essas informações

5) Eu não tento acompanha também, mas a questão é a primeira compra, por exemplo, comprei o Z3 assim que lançou, era o aparelho com melhor custo beneficio na época, com uma das melhores cameras e um excelente processamento, ainda peguei numa promoção que foi menos de 2500, sei que atualmente ele ta ultrapassado, mas me recuso a trocar com menos de 5 anos de uso, e ele ainda consegue me atender embora passe um poco de raiva com os 16Gb de armazenamento dele.
    No caso da TV eu quero comprar o PS5 assim que lançar (não no lançamento mesmo pois vem muito inflacionado, mas no primeiro ano de vida dele, em uma boa promoção)
    Por isso fiquei na duvida se valeria mesmo apena pegar a X905E, sabendo que em menos de 3 anos, será necessário trocar para obter o maximo do ps5 e o PS4 Slim não tira proveito de metade da TV que ela é, sendo melhor pareado com uma TV Full HD.
    Valeria a pena se pretendesse comprar o PS4 Pro, pois ele ficaria subutilizado em uma TV Full HD

Resumindo: compro um a X905E e um PS4S, fico subutilizando a TV por 3 anos depois compro um PS5 e fico subutilizando o console, ou tenho que trocar de TV,
    Acho que para valer a pena mesmo deveria comprar o PS4 pro, ou o XOneX

Sei lá só to com muitas duvidas, e agradeço imensamente sua contribuição.

@High Definer@High Definer, Eu realmente não sei se essa compressão não é visível, pelo que tinha lido (http://www.pcmanias.com/porque-motivo-os-televisores-4k-ainda-nao-sao-uma-boa-compra/)
    e nas imagem usada na comparação, me pareceu uma queda grande de qualidade, mas como disse anteriormente, estou no inicio de minhas pesquisas, tem apenas 5 dias, vou procurar ver uma TV utilizando essa compressão para ver se muda ou não.
    Muito obrigado pela sua contribuição, pois se não tivesse dito que essa compressão não pé visível tomaria como verdade as imagens do artigo e nem iria olha uma TV fazendo essa compressão.

• 1
  7. High Definer

High Definer Usuário

3.131 3.591 486

Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Bom dia. Não @Wells_gp@Wells_gp. Compressão de chroma não diminui resolução. A Luma, que é o que somos mais sensíveis tem sua resolução completa em 4k. a compressão é exclusivamente nos canais de cores, ao qual temos uma percepção baixa de resolução. Sabia que a maioria das fontes sequer envia conteúdo com chroma completo? Boa parte das TVs do mercado sequer aceita full chroma. Blu-Rays, TV a cabo, Netflix e etc em geral trabalham em 4:2:0. O 4:4:4 por aumentar MUITO o consumo de banda normalmente é restrito a conteúdos renderizados em tempo real, que não precisam ser armazenados já prontos como filmes, como é o caso de imagens de PC e Videogames. E mesmo assim, a diferença é irrisória, para não dizer invisivel. Por isso que boa parte das TVs só aceita full chroma no "Modo PC" por exemplo. A X905E é exatamente assim, só aceita full chroma em modo jogo e modo gráfico.

De toda forma, te garanto que vc pode colar a cara na tela com um jogo rodando e te garanto que não vai ver diferença entre 4:4:4 e 4:2:2. No artigo que você postou ele mostra imagens em close feitas para destacar compressão de chroma (normalmente texto colorido). Mas como disse, ao vivo a diferença é irrisória. E a grande maioria dos conteúdos sequer envia 4:4:4.

Última edição: 19 Out 2017
    • 1
  8. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
    Última edição: 21 Nov 2017
    • 1
  9. Wells_gp

Wells_gp Usuário

204 118 25

Desde 16 Out 2017
    Uberlândia
    Valeu @High Definer@High Definer,

Eu quis simplificar o conceito quando disse transforma 4k em 2K, eu vi que a Luminância é sempre enviada em 3840x2160 e a crominância que é enviada em 1920x2160 (4:2:2) ou 1920x1080 (4:2:0)

Também não sabia que as proprias TV não costumavam aceitar full croma fora dos modos jogos ou PC, mais uma grande ajuda sua.

Ontem eu dei uma pesquisada e que realmente quase nenhum conteúdo é full croma, o que me deixa com uma nova duvida:
    Vale a pena comprar uma TV 4k agora, sendo que quase nenhum conteúdo vai exigir realmente os 4k na luminância e na crominância e os conteúdos que possuem já possuem 4k na luminância e na crominância e os que ainda vão sair, não podem ser exibidos com o HDR devido à limitação de banda do HDMI 2.0?

Como disse vou olhar em uma loja as tvs, para "ver com meus próprios olhos" o ganho de uma full HD para uma 4K realizando essa compressão no croma e se for possível ver uma TV em Full croma (o que deve ser muito difícil visto que ela tem que ta com um console ligado nela) e realizando o subsampling.

10. Wells_gp

Wells_gp Usuário

204 118 25

Desde 16 Out 2017
    Uberlândia
    Muito Obrigado @Robertoy@Robertoy,

Acho que vou acabar comprando realmente a X905E, afinal não vou usar como monitor(de acordo com os dois links a unica forma que realmente casa impacto a compressão do croma), apenas para filmes(sem impacto) e console(pouco impacto) e os desenho quando meu filho começar a se interessar.

Muito obrigado pelas contribuições

11. High Definer

High Definer Usuário

3.131 3.591 486

Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    O que posso te adiantar é que os únicos cenários que vai ver diferença entre compressão de chroma é em texto pequeno. Nunca foi algo relevante nem em full hd nem em 4k.
    Pra ter uma ideia as Samsungs se não me engano TODAS só aceitam full chroma em pc mode. Pense no Luma como uma imagem em preto e branco. Essa imagem em preto e branco tem resolução completa. E a sensação de definição, contornos e etc é definida pela luma. A chroma só delimita a tonalidade de cada pixel, por isso essa compressão simplesmente não é perceptível.

Apenas exclua essa variável, não é nada relevante... 4k em uma distância razovel é bobagem também. A grande vantagem está no HDR e fica lindo. Não tem nada de resolução baixa ou compressão visível. Você está muito preso ao teórico sem saber ao certo o que isso representa na pratica. Pode dar seu upgrade tranquilo ;)

• 1
  12. Wells_gp

Wells_gp Usuário

204 118 25

Desde 16 Out 2017
    Uberlândia
    @High Definer@High Definer,

Nem é um upgrade, é a primeira TV mesmo, acho que por isso to tão noiado.

Li isso em algum lugar que se houvessem TV Full HD com HDR a qualidade seria superior a uma 4K sem HDR :)

Valeu mesmo, aos 3 que contribuíram.

13. High Definer

High Definer Usuário

3.131 3.591 486

Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Se tiver dúvidas procure por informações no HDTVtest e no Rtings como foi sugerido. A mídia nacional só publica abobrinha sobre o assunto. Simplesmente falta conhecimento técnico nestas publicações.

Abs!

14. Pepeu

Pepeu Usuário

Desde 29 Nov 2007
    Piracicaba/SP/Brasil
    Excelente post. Vou acompanhar.

15. Alucard

Alucard Usuário

Desde 8 Out 2003
    Pessoal existe diferenca sim e ela nao e tao imperceptivel

croma 444 da diferenca no txto

Liga o pc e na propria tela do windows muda de full croma para 422 ou 420

As letras perdem “firmeza” . Ficam menso definidar, com a cor invz de preta com pequenas falhas

Por ser 4k nao e tao facil

Mas garanto, da para ver sem precisar enfiar a cara na tela. De longe sentado mo sofa eu percebo

Ja em jogos e um pouco mais dificil

Em letras pequenas ou no hud do jogo vc pode tentar perceber

16. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
  17. Alucard

Alucard Usuário

Desde 8 Out 2003
    pergunta que faço

as tvs 2017 como a Sony X905 sera compativel com o hdmi 2.1 ?

Ela ja tem a pinagem para isso ?
    so atualizar via firmware ?

o xbox x tb ? li que seria

meu medo de comprar tv 2017 e essa, ja que quero sim ter 4k hdr 60 fps chroma 4:4:4

18. Wells_gp

Wells_gp Usuário

204 118 25

Desde 16 Out 2017
    Uberlândia
    A pinagem não muda, mas o cabo que é construído de com uma qualidade capaz de chegar a mias de 40Gb/s.
    Agora tem que ver a velocidade máxima que a entrada HDMI é capaz de suportar. ainda não achei nenhum pronunciamento da Sony.
    Mas duvido que de conta de chegar à velocidade máxima do 2.1, mas talvez na velocidade que ele de conta de chegar já seja capaz de exibir 4k hdr 60 fps full chroma

19. Nossile

Nossile Usuário

365 133 78

Desde 13 Jan 2009
    Belo Horizonte/MG
    Pelo que já li, depende do chip que foi utilizado para HDMI. Mas é quase certo que nenhuma TV lançada aqui use um chip que possa ser atualizado.

20. FMtaue

FMtaue Usuário

Desde 21 Mai 2005
    São Paulo
    Você entende que esse tipo de pensamento se aplica a qualquer coisa em qualquer época, certo?
    Um TV lançado daqui a 3 anos com tudo o que você quer hoje terá a mesma chance de ficar "desatualizado" daqui a 6 anos e assim por diante.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso