Ultraportátil para desenvolvimento e office (versão 2017)

Discussão em 'Informática' iniciada por placard, 14 Dez 2016.

1. placard

placard Usuário

8.061 4.533 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Olá pessoal,

Estou no mercado para um novo notebook. Há 02 anos, eu cogitei trocar meu notebook atual, mas acabei postergando pelos seguintes motivos:
    1. Meu X201 funciona muito bem e permite limpeza fácil, está preto sem manchas de suor ou gordura. Tem 8GB de RAM e 240GB de SSD. Isso me permite dar a ele a sobrevida que eu ainda quiser, não tenho pressa.
    2. Estávamos (estamos) na transição mais relevante recente, NMHO, que é a para USB-C.
    3. Estávamos (estamos) na transição para 4K.
    Por isso, alguns conceitos foram revistos:

1. Orçamento: USD 1200
    2. Tamanho: 12.5" +/- 0.5"
    3. Onde e quando você vai comprar: Orlando no Q1/2017 ou, talvez, NY no Q3/2017.
    4.1. Marcas que gosto: Lenovo, Apple, Asus.
    4.2. Marcas que não gosto: Sony, Toshiba, Acer, Samsung, HP, Alienware.
    4.3. Marcas sem opinião definida: HP, Dell e “customs” tipo System76, Clevo, Compal etc.
    5. Considera recondicionado (refurbished)? Não, até pela questão da garantia.
    6. Tarefas realizadas: Office, web, Android Studio (desenvolvimento) e XP numa máquina virtual.
    7. Mobilidade: carregar para uns 2 ou 3 locais distintos.
    8. Jogos: Não.
    9. Horas de bateria: Preciso de mobilidade, não de tempo de bateria (1 hora já serviria).
    10. Pode comprar online: Sim.
    11. Qual sistema operacional: Ubuntu, e XP numa máquina virtual.
    12. Resolução de tela: FHD, mas utilizarei monitor externo 4K/UHD @ 60Hz.
    13. Tela glossy/refletiva ou matte/fosca: Gostaria muito que fosse matte.
    14. Qualidade de construção/materiais é importante: Muito.
    15. Estilo é importante: Não. Não gosto de logos brilhantes (Apple) ou coisas que se pareçam com naves espaciais (Alienware e alguns notebooks “custom”). Vou usar também a trabalho, não para desfile de moda questionável.
    16. Quanto tempo espera ficar com ele: 5 anos pelo menos.
    17. Quanto espaço de disco rídigo, e exige SSD. Outras exigências de hardware: Pelo menos 160 GB, e prefiro adicionar o SSD depois (menor custo e melhor performance no after market). No mínimo 16GB de RAM, seja adicionado depois ou não. No mais, é crucial que tenha ao menos uma porta USB-C, ainda que não para carregamento do notebook.
    18. Disco ótico: Prefiro SEM.

Minhas opções atuais:

1. Lenovo ThinkPad X270.

Vantagens (típico ThinkPad):
    • Modular;
    • Fácil de atualizar depois;
    • Rede cabeada (conector RJ45);
    • Facílimo de limpar (o meu com 7 anos parece comprado recentemente);
    • Resistente a suor e gordura;
    • Resistente a danos físicos (embora eu seja muito cuidadoso);
    • Por ser fisicamente robusto, sistema roda frio;
    • Boa aparência (sim, eu sou estranho e na verdade gosto da aparência dos Thinkpad);
    • etc.
    Desvantagens:
    • Sequer foi lançado ainda (provavelmente na CES 2017 em algumas semanas);
    • Mesmo lançado em janeiro, se eu comprar no Q1 talvez não dê tempo de chegar no site da Lenovo;
    • Possibilidade real de vir sem USB-C e, em vindo, apenas uma porta e sem ser para carregamento;
    • Peso maior (escolhas, escolhas, a física não permite ter tudo e nada ao mesmo tempo);
    • É Lenovo: possibilidade de falhas inócuas de projeto (e.g.: zumbido de áudio no alto falante, muito comum);
    • De acordo com os rumores, SSD será “apenas” SATA novamente.
    2. HP Spectre X360 (novo modelo com Kaby Lake).

Vantagens:
    • Análises excepcionais em praticamente todos os sites;
    • Duas portas USB-C, ambas para carregamento, e uma porta USB-A;
    • Não possui carregador tijolo, tudo via USB-C;
    • Bastante leve;
    • Bastante elegante;
    • Bons alto falantes;
    • SSD NVMe M.2;
    • Core i7. O X270 seria um i5 até para manter o preço compatível, mas não faz muita diferença.
    Desvantagens:
    • Cor prata. Prefiro preto porque seria mais fácil de limpar e mais difícil de manchar;
    • Não tem porta RJ45. Isso tanto me incomoda que é possível que eu compre um adaptador;
    • Qualidade HP, mas, pelo que andei vendo, nesse modelo a HP não repetiu a fama;
    • Tela é refletiva, não matte;
    • Memória onboard, é mais uma coisa para poder dar problema sem poder substituir.
    Sinceramente, não consigo encontrar mais nenhuma desvantagem no X360.

O fato da memória ser onboard não seria problema pela quantidade, pois já vem com 16GB e o X270 dificilmente vai suportar mais que isso de qualquer jeito (até os ThinkPads estão indo na indecência dos Ultrabooks), ainda que surjam pentes de 24 ou 32GB no futuro distante. Seria mais a questão de substituir em caso de problema. O maior problema racional é mesmo questão da rede cabeada.

[']s!

Última edição: 14 Dez 2016
  2. Pino

Pino Usuário

Desde 16 Ago 2007
    Campinas/SP
    Placard,
    O concorrente direto do HP x360 seria o Lenovo Yoga 910.
    Se olhar os reviews vai ver que é melhor em praticamente todos os quesitos e ainda tem opção de tela 4K, além de ter mais tela util, com bezéis mais finos.

Se quiser ficar no bom e velho de guerra Thinkpad recomendo o X1.
    Fiz recentemente a transição do X240 para o X1 Yoga e posso dizer que apesar da tela maior (14 vs 12.5) a portabilidade no geral é muito melhor, devido ao peso e espessura.
    O X1 tradicional é ainda mais leve que o meu que é o X1 Yoga.

Até janeiro ja deve estar nas lojas com opção de Kaby Lake, outra vantagem é a tela 2K e a opção de SSD NVMe.

Caso na encontre ja com NVMe dentro do seu orçamento, o upgrade posterior é muito fácil, fiz no meu.

• 1
  3. placard

placard Usuário

8.061 4.533 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    @Pino@Pino , obrigado pela resposta. O 910 realmente parece ser boa escolha pra mim, um modelo que eu não tinha considerado nem olhado a fundo. Meus receios seriam poucos:
    • O mínimo com 16GB é bastante caro: 1.650 USD, impondo o que não preciso, i.e., tela 4K e 1TB. Com o imposto, ficaria em 2.225 (~ 7.500 BRL). O Spectre é bem mais digerível, em torno de 5.500 BRL.
    • Tamanho começa a sair da minha zona de conforto. O X360 é visivelmente menor nos vídeos comparativos, e, ao medir aqui, vi que está mais perto do meu X201 do que do próprio 910.
    • Apenas 1 porta USB-C com suporte a DisplayPort, sendo nenhuma a TB3. Como ligarei 1 monitor 4K@60, talvez não faça diferença alguma, mas seria ruim não poder contar com nenhuma outra porta USB-C 3.x.
    • Também tenho muito receio da dobradiça em múltiplas engrenagens, até porque é um design ainda sem histórico comprovado. No meu caso, meu receio é eu morar a 7º de latitude, com 100% de umidade e 29º C contínuos. Ou seja, alguma oxidação inevitável poderia ter efeitos muito mais danosos naquela infinidade de pequenos encaixes a céu aberto que no já comprovado design de dobradiça simples.
    A dobradiça e o preço são o que mais pesam, lembrando que meu 5X se foi e comprarei também um (bom) celular.

Finalmente, o X1, embora seja um excelente notebook, não parece trazer as vantagens que eu gostaria de ter para compensar o sacrifício das vantagens que o X2*0 me traria: o preço não é baixo (> 1.600 USD c/ 16GB), não traz USB-C, o carregador é legado (“tijolo”) e, além disso, não tem RJ45.

Atualizando o feedback, se fosse comprar agora, eu tenderia ligeiramente ao X360, e, em segunda opção, o 910.

[']s!

4. Pino

Pino Usuário

Desde 16 Ago 2007
    Campinas/SP
    Na verdade o Yoga 910 mais barato com 16GB de ram ta 1399:
    http://www.bestbuy.com/site/lenovo-...mory-512gb-ssd-silver/5612903.p?skuId=5612903

Eu prefiro portas USB A (desde que seja 3.1), comprando um cabo A-C não dá na mesma? nunca precisei de porta C no meu notebook, seria pra algum uso específico?

Quanto a dobradiça não precisa se preocupar, já é a terceira geração da familia Yoga com essa dobradiça, tenho vários amigos usando a primeira geração (Yoga 3 Pro) e nunca tiveram problema.

O carregador do meu X1, apesar de tradicional, com cabo dos lados, é de 45W, portanto muito menor e mais leve do que os tijolos tradicionais, eu particurlamente prefiro 2 cabos do que os carregadores que vão direto na parede.

O X1 nao tem conector RJ45, mas ele tem um controlador Gigabit Ethernet na placa mãe, pra usá-lo é preciso um adaptador dedicado chamado Onelink+
    http://shop.lenovo.com/us/en/itemdetails/4X90K06975/460/D60A78A4A48A422E9761BD184AD3750A

Por ser um controlador Gigabit de verdade da Intel na placa mãe é muito melhor do que qualquer adaptador USB genérico.

• 1
  5. placard

placard Usuário

8.061 4.533 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Realmente apenas a praticidade, eu suponho. Plugo bastante meu celular no computador.

Num prazo de 5 anos no mínimo, se meu entendimento dos diversos padrões estiver correto, não me antevejo requerendo 3.1. Minha dúvida era 60Hz em UHD, e me refiro, claro, ao 910 que não tem 3.1 nem displayport. Confirmei, entretanto, que ele suporta UHD@60Hz—meu requisito inescapável nisso tudo—em 1 das portas C 3.0. Fora isso, não sei qual o perfil de power delivery (praticidade de sequer conectar na tomada da parede) do 901, mas não é um requisito meu.

Juntando o que falei no post anterior com este, considero inclusive o X360 e o X1 em polos quase opostos: o que faltaria num eu teria no outro. Mais adiante (ou aquém) daquele só mesmo um eventual X270.

No mais, obrigado pelas informações, que desconhecia. Fiquei bem mais tranquilo com a dobradiça. (y)

[']s!

@Pino@Pino

Última edição: 21 Dez 2016
  6. Pino

Pino Usuário

Desde 16 Ago 2007
    Campinas/SP
  7. placard

placard Usuário

8.061 4.533 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    O ideal pra mim definitivamente seria o X270… veio com USB-C para carregamento e vídeo. Pena que vou lá em fevereiro, e eles só estarão disponíveis em março. :idiota:

8. JP!

JP! Curioso

Desde 19 Abr 2008
    São Paulo
    • 1
  9. placard

placard Usuário

8.061 4.533 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Sim, o XPS 13 é constantemente citado como um dos melhores (quando nao o melhor) Ultrabook nessa faixa de tamanho e preço. Eu apenas nao gosto muito do tablado (superficie de apoio, apesar de selado com fibra de C) dele, pois alem de ser muito flexivel o teclado também é meio ruim (esponjoso, pra n ter definição melhor...), inclusive ja usei um por um dia. O pelo menos era ruinzinho até uma ou duas gerações pra trás.

Como digito muito, teclado é sempre uma das coisas que mais olho antes de comprar, e foi um dos motivos que contou muito na escolha do Thinkpad há quase 7 anos. É tambem o motivo de eu cogitar sair da linha Thinkpad/Lenovo para o X360, pois só faço isso por ter confirmado que o X360 nao somente tem boa profundidade de toque quanto é rígido. Caso contrario provavelmente estaria me limitando apenas às demais escolhas.

O XPS13 é bom, mas no meu caso suspeito que eeteja corrndo por fora.

[']!s e obrigado!

10. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.676 3.562 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    @placard@placard, você chegou a considerar um Asus Zenbook 3? (UX309A) Esse modelo aqui atende praticamente todos teus requisicos, porém está ~US$350 acima do valor que vc determinou (e tem somente uma USB Type C e mais nada). Mas tem outras configurações como essa aqui com um preço mais baixo...

Alguns outros comentários "aleatórios":

• Sobre tamanho de tela vs resolução: Atualmente estou com um Lenovo Helix 11.6" full HD faz pouco mais de 1 ano (vim de um Macbook Air 13"). Devo dizer que essa resolução (1920x1080) numa tela de 11.6" é complicado. Uso Windows 10, e se deixar a UI sem "scaling", tudo fica pequeno demais, não dá para ler nada (e minha visão também já está prejudicada pela idade...). Acabo usando um scaling de 125% ou 150%. Em 125% é usável, mas em 150% é o que fica mais legível. Só que com 150% de scaling a área útil da tela (ex: navegando na web com o Chrome) acaba ficando menor do que uma tela de 1366x768. Eu particularmente cheguei a conclusão que o tamanho ideal para laptop é entre 13.3" e 14" (e resolução full HD). Na verdade estou até cogitando comprar um novo laptop (tem outras coisas no Helix que me incomodam muito a ponto de usar o desktop ao invés do laptop), mas não quero gastar muita $$ agora. Estou considerando comprar por aqui mesmo um Asus Vivobook TP301UA para depois trocar o HDD por um SSD e aumentrar um pouco a RAM. O problema desse modelo é a resolução (1366x768), mas como disse, a idade começou a afetar minha visão, então é algo que estou até considerando... :)
    • Sobre upgrades: o ideal para SSD agora é o o slot interno padrão "m2" que suporte SSD (idealmente com suporte PCIE NVMe). Esse padrão é ideal para SSD, já que apresenta um desempenho muito superior comparado aos SSDs ligados via SATA. Nos modelos mais compactos é difícil de achar modelos com slot m2 para storage (em geral tem um slot m2 para Wifi que usa o barramento USB do m2), mas é um ponto a ser considerado se vc busca desempenho máximo.
    • Teclado: além do que você comentou, eu passei a considerar teclado retroiluminado um requisito básico. O MacBook Air tinha, e o Helix não tem teclado retroiluminado. Faz muita falta em algumas situações para meu uso (em lugares com pouca luz).
    • Rede: já estou no meu segundo laptop que não tem RJ45. Não fez falta, e para as poucas vezes que precisei tenho um um "dongle" USB 3 Gigabit Ethernet que funciona muito bem.
    • Wifi: sugiro fortemente buscar um laptop que tenha 802.11ac 2x2 (ou então que pelo menos possibilite trocar a placa wifi posteriormente). Os modelos HP, Dell, Toshiba e Lenovo geralmente não possibilitam a troca das placas wifi - detalhes aqui (a BIOS dessas marcas tem uma "whitelist" dos modelos suportados e se a placa não estiver nessa whitelist a BIOS não habilita). Aparentemente Acer, ASUS e Samsung não possuem essa whitelist. Então ter 802.11ac 2x2 é algo importante para ser "future proof".
    • Disco Ótico: o que mesmo é isso?!?!? Acho que vi num museu outro dia.... :D
    (y)

Última edição: 30 Dez 2016
    • 1
  11. placard

placard Usuário

8.061 4.533 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    @_dsouza_@_dsouza_ Descartei esse Asus por:
    • só ter uma porta para tudo;
    • não dá pra carregar e usar monitor externo ao mesmo tempo;
    • mais caro; e
    • o SSD é “apenas” SATA (tudo igual, não há porque não levar o melhor).
    Quanto à resolução, já testei muito, já usei, e achei FHD uma boa opção pra mim. Os meus dois maiores usos, Writer e Studio, se beneficiariam de um aumento do número de pixels por polegada, em especial o Studio que, por ser Java/Swing, tem (NMHO) uma péssima renderização de fontes em baixa resolução. Como não são itens rasterizados, suponho que eu tenha mais a ganhar que perder.

Como disse, o SSD do X360 é PCIe.

Não que eu tenha aversão a teclado iluminado, mas apenas não gosto. Na minha mesa, quando trabalho à noite, fico com o notebook ligado e uma luminária de mesa apontada para o teclado. Durante um bom tempo, irei utilizar um teclado externo.

Rede sinto falta, mas pretendo atualizar tanto a minha quanto a dos meus pais para 5GHz e AC em breve, então você deve estar certo quanto a isso. Mas fico com um pé atrás, gosto da conveniência e confiabilidade.

[´]!

• 1
  12. placard

placard Usuário

8.061 4.533 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Ah, e realmente, acho que o requisito de disco ótico está cada vez mais desnecessário... uso um gravador/drive de DVD externo, e mesmo assim raramente.

Engraçado que mídia BD, com seus não sei quantos GB, vai acabar morrendo antes de sequer ser. :)

• 1
  13. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.676 3.562 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    De fato a mídia ótica é algo que está desaparecendo muito rápido. Acredito que a praticidade do uso dos USB flash drives junto com o armazenamento online na nuvem mais o streaming de video mataram a necessidade desse tipo de mídia.

Voltando ao ASUS Zenbook 3, pelo menos no modelo "top" entendo que o SSD (de 512GB) é PCIe NVMe (não é SATA) ("512GB PCIE Gen3 SSD").

E de fato apenas uma porta USB-C e mais nada é realmente muito limitante. Por outro lado, entendo que acompanha o laptop um "port expander" (hub) adiciona uma USB-C, uma USB-A e uma porta HDMI (abaixo). Com isso seria possível usar esse "port expander" sempre ligado ao monitor e usar como uma "pseudo" dock station... Mas de fato uma "solução de contorno" não ideal...

(y)

Capture.JPG
    https://unlocked.newegg.com/reviews/hands-asus-zenbook-3-ux390ua

• 1
  14. JP!

JP! Curioso

Desde 19 Abr 2008
    São Paulo
    • 2
  15. Pino

Pino Usuário

Desde 16 Ago 2007
    Campinas/SP
    Um comentário sobre os SSDs.

Nos ultimos 6 meses troquei de notebook 3 vezes, o primeiro tinha um SSD de 2.5" com SATA, o segundo um SSD M.2, mas também SATA, e o terceiro sim com M.2 e NVMe.

Posso garantir que na prática a diferença não é grande, quando rodo um benchmark o NVMe mostra mais que o dobro da velocidade dos SATAs, mas na prática (tempo de boot, tempo de abertura de apps e etc) não é perceptível.
    Obviamente dependendo do uso de cada um a diferença pode ser maior, mas no meu caso (basicamente Office, emails, navegação e vídeos) não achei coisa de outro mundo.

Sobre a resolução de tela, estou usando uma tela 2560x1440 e obviamente nao dá pra deixar o scaling em 100% (problema de idade tb ) mas estou achando o scaling do Windows 10 muito bom até agora, com raras excessões.

• 3
  16. placard

placard Usuário

8.061 4.533 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Outra coisa que acabei de notar: nesse hub, eu continuaria com a mesma limitação: teria que usar a USB-C para carregamento, enquanto que a HDMI não serviria para vídeo (limitado a 30Hz em UHD até onde sei). Se tivesse DisplayPort serviria, e isso porque estou partindo da premissa que a USB-C do hub suporta carregamento e DP Alternate Mode.

[']s!

17. placard

placard Usuário

8.061 4.533 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Acabei escolhendo o Yoga 910 (obrigado, Pino, por chamar a atenção para ele):

- i7 Kaby Lake.
    - 16 GB RAM (requisito crucial).
    - 512 SSD PCIe.
    - tela 4K UHD 13.9".

Torcer para durar mais 7 anos igual ao ThinkPad X201 que ainda tenho e funciona bem (apesar de não carregar mais bateria).

Fiquei bastante satisfeito com a aquisição. (y)

[']s!

• 3
  18. placard

placard Usuário

8.061 4.533 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Tudo funcionando!

Assistindo vídeo 4K no YouTube usando o modo sRGB do monitor (>99% sRGB)... Tão bom que bagunça até o balanço de branco do restante da foto! :)

IMG_20170224_225548.jpg

[']s a todos!

• 1
  19. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.676 3.562 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    @placard@placard, desculpe reviver esse tópico antigo. Se você estiver sem tempo para ler todo o contexto do email, pode pular para o final onde começo "Em resumo" que é o que realmente quero te perguntar.

Estou pensando em atualizar (novamente) meu notebook. Atualmente estou com um ASUS TP301UA, onde coloquei mais memória (estou com 10GB de RAM) e troquei o HDD por um SSD. Como uso basicamente para navegação web, emails, edição e visualização de fotos, música e YouTube, o desempenho está muito bom para o que preciso.

Mas tem um grande porém: a tela desse laptop deixou muito a desejar. Mesmo sendo de baixa resolução (1366x768), eu estava ciente desse fato quando comprei e para meu uso essa resolução não chega a ser um problema, está pegando mesmo é a baixa qualidade da imagem.

Imagem com pouco brilho, sem contraste, uma grande decepção para visualização e eventuais edições de fotos. Para navegar na web até dá para quebrar o galho, mas para para ver fotos é impossível. Não diria que seja exclusivamente o fato do painel ser um TN, pois tenho um MacBook Air que também é painel TN e a imagem do Mac é excelente.

Por isso estou considerando a possibilidade de um "early upgrade" (estou com esse laptop menos de 1 ano). Meu requisito principal é um modelo de 13.3 polegadas, compromisso ideal entre portabilidade e usabilidade - estou inclinado para o ASUS UX330UA por ter um preço acessível no exterior e principalmente uma tela IPS, sem contar que o novo modelo já vem com a nova CPU Core i5 8250U Coffee Lake 8ª geração (o primeiro Core i5 portátil com 4 cores e 8 threads, mais detalhes aqui). Esse modelo tem algumas limitações (como por exemplo memória de 8GB não expansível), mas é algo que considero aceitável dado meu uso leve.

Em resumo: o que gostaria de saber de ti é como está usar a resolução 4K numa tela de 14". Você usa Windows 10, e se sim qual o scaling que você usa (imagino que 200%)?

Estou entre escolher o UX330UA com tela Full HD ou QHD+ (3200x1800). Estou propenso a pegar o modelo FullHD, pois penso que numa tela de 13" o FullHD deve ser mais do que suficiente (num teste que fiz num Dell XPS 13 numa loja por aqui me pareceu bastante bom com um scaling do Windows 10 em 125%). Adicionalmente, pelo que li o modelo QHD+do UX330UA gasta mais bateria e vem com a CPU mais antiga (Core i5 7ª geração dual-core Kaby Lake).

Valeu! (y)

20. placard

placard Usuário

8.061 4.533 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    @_dsouza_@_dsouza_ Vi sua mensagem agora de tarde. Estou bastante ocupado essa semana mas até max quinta ou sexta dou um retorno. Desculpe o atraso.

Abraço!

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso