Ultraportátil para Linux, Office, Visual Studio, R, IntelliJ etc.

Discussão em 'Informática' iniciada por placard, 26 Abr 2020.

1. placard

placard Usuário

8.148 4.652 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Olá,

Este tópico é uma sequência do meu anterior.

Conceitos sempre revistos, claro, e “entrevista” abaixo.

1. Orçamento: preferencialmente < USD 1200
    2. Tamanho: preferencialmente < 12.5" +/- 0.5"
    3. Onde e quando você vai comprar: EUA, Q3/Q4 2020.
    4.1. Marcas que gosto: Apple, Asus.
    4.2. Marcas que não gosto: Lenovo, Sony, Acer, Samsung, Alienware.
    4.3. Marcas sem opinião definida: HP, Dell e “customs” tipo System76, Clevo, Compal etc.
    5. Considera recondicionado (refurbished)? Não, até pela questão da garantia.
    6. Tarefas realizadas: office, web, VS, R, IDEs IntelliJ e Win7 Pro numa máquina virtual.
    7. Mobilidade: Carregar para uns 2 ou 3 locais distintos. Quanto menor melhor. Peso não me importa.
    8. Jogos: Não.
    9. Horas de bateria: Preciso de mobilidade, não de tempo de bateria (1 hora já serviria).
    10. Pode comprar online: Sim, desde que o envio seja imediato.
    11. Qual sistema operacional: Ubuntu, e XP numa máquina virtual.
    12. Resolução de tela: mínima FHD. Utilizarei monitor externo 4K/UHD @ 60Hz.
    13. Tela glossy/refletiva ou matte/fosca: Gostaria muito que fosse matte.
    14. Qualidade de construção/materiais é importante: Muito.
    15. Estilo é importante: Não. Não gosto de logos brilhantes (Apple) ou coisas que se pareçam com naves espaciais (Alienware e alguns notebooks “custom”). Vou usar também a trabalho, não para desfile de moda questionável.
    16. Quanto tempo espera ficar com ele: 5 anos pelo menos.
    17. Quanto espaço de disco rídigo. Outras exigências de hardware: >= 16GB de RAM, >= 128 GB de disco, saída para monitor externo 4k @ 60 Hz. Eu não consigo trabalhar bem sem isso.

Minhas opções atuais:

0. Qualquer coisa Lenovo

Não. Não quero ter o 3º notebook seguido dando vários problemas. Um ThinkPad X201 e agora um Yoga 910, este último falhando catastroficamente prematuramente 1 mês depois da garantia extendida expirar. Não. Fico tentado no X280, apesar de tudo. Tela FHD, display port e 16GB por 999 USD.

1. Dell XPS 13

Talvez minha melhor opção. Preço já chegando na marca do salgado (1300-1400). Mas tem tamanho ideal, tela 4K em 13,3" (!!!!), thunderbolt, 512gb nvme, enfim… não dá pra pedir mais que isso. Minha dúvida é se vale a pena pagar 100 USD pra levar o i7 10710U ao invés do 8565U, e mais algumas sutilezas do modelo mais recente (não falo do New XPS 13, que é bem mais caro e foge do meu orçamento totalmente).

Outro ponto é a qualidade Dell. Só conheço 1 pessoa que comprou um XPS 13, e deu problema com menos de 1 ano. Parece repetição da fama que conheço da Internet, embora saiba que hoje é tudo um crapshoot, até Apple. Como os Lenovo, que já discuti no outro tópico.

2. Google Pixelbook Go

É, é, eu sei. Por incrível que pareça. Acreditem, essa criatura joga 2 monitores externos 4K @ 60 Hz ao mesmo tempo, e custa só 999. O ruim é que a tela é "apenas" FHD e, principalmente, o disco é apenas (sem aspas!) eMMC 5.1. Acho que isso talvez me irrite mais do que o disco ser só de 128 GB. Odeio latência.

O hardware até serve pra mim. Minha dúvida é: tem como rodar máquina virtual de Windows 7 nele? A compatibilidade USB da máquina Linux é a mesma de se rodar nativamente? Ou seja, tenho dúvidas sobre a viabilidade da "função Linux" do ChromeOS, pois usaria isso, e muito.

3. HP Spectre X360

Thunderbolt, 512GB, 16GB, 3 USB, sendo 2x C 3.2. Tela 4K. Ele marca todas as necessidades com sobra, embora seja em média 100 USD a mais que o XPS 13 mais parecido que citei. Embora eu não goste de HP, talvez seja mais preconceito, pois todas as pessoas que conheço não tiveram problemas com seus notebooks (uma delas derrubou que deformou/rachou a carcaça há uns 2 anos, um pavillion acho, mas funciona até hoje). Talvez entre ele e o Dell fosse de Dell, mas suspeito que seja meu preconceito.

4. Macbook Pro Mid 2019

Funcionaria bem pra mim. Não tenho nada contra a marca, só acho muito cara para o que oferece. Gosto do Mac OS. Não tem o melhor dos tamanhos (os outros são menores que ele), mas pelo menos a assistência é mais fácil, tem em toda esquina hoje em dia. Não sei como é garantia aqui no Brasil de notebooks vindos de lá, e seria um mundo novo pra mim. O problema é que custa 1500.

5. Asus UX333FAC

Não é o 333FA, é o 333FAC. Deixei por último porque seria o ideal pra mim, exceto pelo fato de que não suporta, até onde sei, 4K @ 60 Hz para monitor externo (o FA eu sei que não suporta, pois é só HDMI 1.4 e sem displayport nas USB-C). E custa em torno de 1000-1100. Perfeito, mas não dá pra comprar algo que não vai me permitir usar meu monitor/TV em casa. Já procurei em todo lugar e não achei a informação.

O que compraria hoje? Se o Asus suportasse 4K@60 Hz, não estaria nem pensando. Caso contrário, hoje iria ou de XPS 13 ou arriscava o Pixelbook Go. :assobio:

[']s!

Última edição: 1 Mai 2020
  2. JP!

JP! Curioso

Desde 19 Abr 2008
    São Paulo
    • 1
  3. placard

placard Usuário

8.148 4.652 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    É, o Yoga tinha DP via USB-C na Intel 620 dele. E aí eu podia usar tanto um cabo DP-C ou um dongle bem pequeno e prático que tenho HDMI-C, e funcionava.

4. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.717 3.598 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    @placard@placard, existem algumas "placas gráficas externas" que podem ser conectadas via USB3 e suportam dois monitores 4K@60Hz. Pode inclusive facilitar a conexão...

Nunca usei, então não posso recomendar, porém é algo que eventualmente você pode considerar caso queira muito comprar o ASUS... :)

• 1
  5. placard

placard Usuário

8.148 4.652 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    @_dsouza_@_dsouza_ o problema dessas placas é a falta de amplos drivers, que precisam de uma configuração específica de software e versões pra funcionar num equilíbrio sem bugs. Uma atualização até de Windows e a marca pode não lançar uma atualização... Acabo evitando.

Provavelmente irei de XPS 13, mas não o novo que é muito caro. O anterior mesmo, que já me serve demais.

Achei uma besteira a Asus não ter incluído DisplayPort no notebook.

• 1
  6. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.717 3.598 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    A HDMI do ASUS é 1.2 ou 2.0? Se fosse 2.0 teoricamente deveria suportar 4k@60hz (olhei rapidamente no site da ASUS e não achei a informação da versão da porta HDMI...).

Outra coisa é que as USB-C deveriam suportar display, certo? (nunca usei, só li sobre isso, tem até cabo USB-C - display port...).

(y)

EDITADO: estava vendo esse video abaixo sobre cabos USB-C -> Display Port que suportam 4K@60Hz...

Última edição: 10 Mai 2020
  7. placard

placard Usuário

8.148 4.652 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    @_dsouza_@_dsouza_

A HDMI é 1.4 (não DisplayPort 1.2, que aí sim permite), já vi a informação no site.

Acho que nenhuma CPU Intel (pelo menos móvel) suporta HDMI 2.0, então nada de 4K@60 Hz via HDMI sem alguma conversão interna. Sei que essas cpus do Dell, Asus etc. não suportam. Existe uma disputa de mercado, royalties etc. nisso tudo e há muita queixa na internet também.

As placas mãe de desktop fazem a conversão através de chips dedicados que convertem o sinal DisplayPort em um sinal HDMI 2.0.

Não sei ao certo, mas suponho que algo similar ocorra com o Alternate Mode de alguns conectores USB-C, eu podem transmitir sinais não USB ("Alternate") de DP ou Thunderbolt. Meu notebook anterior, o yoga 910, fazia exatamente isso, e eu conseguia usar monitor 4k@60hz usando um cabo USB-C para DisplayPort (ou seja, estou falando dos conectores e não dos sinais transmitidos, que são DisplayPort também --- displayport-conector e displayport-sinal, hehehehe). Eu também tenho um dongle USB-C para HDMI 2.0, que deve fazer esse tipo de conversão.

USB-C é apenas o conector. Sequer exige USB 3, por exemplo (que é uma confusão muito comum). Você pode ter uma porta USB-C com USB 2.0. Novamente, meu Yoga tinha 2 C, mas uma delas era 2.0, sendo 1 outra 3.0 ou 3.1. E outra A tem 3.0.

Finalmente, acho, aaaacho, que Thunderbolt pressupõe DP, mas não tenho certeza porque nunca tive laptop TB.

Acho até que essa modularidade (alguns chamam bagunça e confusão) foi reduzida no USB4, para simplificar as coisas e "parear" mais as tecnologias.

Eu tive que navegar por esse labirinto quando comprei o Yoga também. E estou navegando de novo, haha.

[']s!

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso