Anúncio do HT Forum

Usando Comando de voz para controlar seu midia center com ênfase no XBMC Versão Dharma

Discussão em 'HTPCs, Media Centers e Streamers' iniciada por wcampos, 17 Set 2010.

1. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Henrique, leia este tópico, aqui o foco do assunto é outro.

2. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Refiz os comandos ao longo do dia, publiquei nova versão dos comandos às 15.08 minutos do dia 28/09, mesmo para quem já está com a última versão do voxcomando 0.823, sugiro que faça novo download completo de programa, exclua antes o anterior, basta depois descompactar o arquivo.

3. Oº°'¨Eclipse¨'°ºO

Oº°'¨Eclipse¨'°ºO Usuário

Desde 10 Ago 2010
    MS
    Campos

Estou testendo o Vox com XBMC com skin do MQ, que já estava instalada. A navegação está joia, é só adaptação na fala.
    Não consigo iniciar o filme por nome. Apertei em GENXML, apareceu a quantidade dos arquivos. É só isso mesmo?

O que preciso fazer para não mostrar mais essas mensagens ao abrir o VOX?

Não entendi ô pq do caminho ''E:'' como aparece na foto.

4. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Eclipse, é porque uso o programa no meu computador na unidade E:...como você deve estar usando no C: ou na unidade D: ele não esta localizando os arquivos, então vais precisar ir no Edit e acertar os caminhos nos comandos, onde tiver E: só altere com a letra da tua unidade...se tiver dificuldades me avisa, que eu altero para você, de qualquer maneira, baixe a versão de hoje, no tópico inicial, fiz correções importantes.

Quando você clica neste botão GENXML, aparece esse menu:
    tem duas coisas importantes para funcionar corretamente, a primeira delas é que o XBMC tem que estar rodando, pois ele vai ler sua base de dados, e vai criar um arquivo XML dos teus filmes por exemplo, assim por diante, o nr que apareceu foi o total de filmes que você possui...se procurar dentro do diretório vais encontrar o arquivo, abra com o Wordpad (editor de texto simples) em acessórios, e veja como é construído o texto do arquivo, vais perceber, que teras um campo com o endereço do arquivo (onde ele esta fisicamente no disco rigido), e outro campo que é o nome que vais usar para chamar aquele filme (título do filme). A segunda coisa, é que precisas acertar o caminho via botão EDIT, para que o sistema localize os arquivos. E respondendo a tua pergunta sim, é só clicar no GENXML ver o quando ele leu e deu..simples assim.
    Quanto as duas imagens a primeira, é uma forma de colocar as ações do XBMC num único arquivo, não gosto muito, pois perco qual palavra ou frase dispara a ação, mas deixei como curiosidade para quem quiser ver como funciona, ele esta reclamando porque esta apontando para unidade E:, a segunda imagem é o arquivo que é gerado pelo botão GNXML para seriados de TV que nao esta sendo encontrado;
    Tendo tempo mais tarde, faço uma cópia de minha base para a unidade c: e acerto os caminhos para que não tenham mais dificuldades com isso. Se leres com calma meu tópico inicial eu já tinha alertado para isso.
    Por fim fico feliz que tenha testado, e espero que teus testes evoluam.
    edit de última hora, voxcommando 0.83:
    arquivo
    Mesmo assim vá no edit, e procure entender a lógica do programa, veja quais as palavras ou frases que disparam cada ação..

5. Oº°'¨Eclipse¨'°ºO

Desde 10 Ago 2010
    MS
    Obrigado pela resposta e edição, não precisava ter este trabalho. Baixei a versão postada.

Agora achei o xml regado pelo Vox com o caminho e arquivos corretos.

6. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Postei novos arquivos, pois acrescentei algums exemplos de smart playlists, baseados no novo vídeo postado no tópico inicial, lá já chegou a 10000 caracteres, vou ter que responder e acrescentar novas informações ao longo do tópico..os links para download estão também no tópico inicial. Aos que estão testando, seus comentários ou dúvidas de uso serão mais que bem-vindos. Criei smart playlists todos para a área de músicas, entre eles encontrar artistas, álbuns e músicas, e outro exatamente igual ao do vídeo para os sucessos dos artistas, somente para as músicas que estiverem com mais que 3 estrelas é os que serão apresentados..tanto a versão para a unidade C: como para unidade E: estão atualizados.
    Só para reforçar o comando de voz "Mídia Center" que executa o XBMC só vai funcionar em máquinas com windows 64 bits pois é assim que estão configurados nos arquivos para download, para os que estão com windows 32 bits, basta alterar o caminho que vai passar a funcionar também, o procedimento é esse: No Voxcommando clique em Edit, vá para XBMC Ações e Comandos, Abrir XBMC (duplo clique em cima), altere no caminho com o endereço apontado para x64, refaça o caminho para o executável do XBMC, para C:\Program Files\XBMC\XBMC.exe*.
    * Obrigado Eclipse.

7. Oº°'¨Eclipse¨'°ºO

Desde 10 Ago 2010
    MS
    Deu certo Campos.

Como o meu é o 32bits e no Vox já estava x86, mas, mesmo assim, não funcionava o comando de voz, coloquei da seguinte forma: "C:\Program Files\XBMC\XBMC.exe", ou seja, só tirei o x86 e deu certo. ;D

Até mais.

8. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Me relate como ficou o erro que estava tendo na leitura do arquivo filmes para poder assistir, funcionou também?? que tipo de microfone esta usando?
    o reconhecimento de tua voz esta funcionando, quais comando ja testou??

E obrigado pelo caminho correto para o windows 32 bits...já acertei a instrução no tópico inicial,.

9. Oº°'¨Eclipse¨'°ºO

Desde 10 Ago 2010
    MS
    Campos

Estou fazendo os testes em um Pc antes de colocar no htpc. Para o testes estou usando o microfone da Logitech, continua como relatado anteriormente. Deve ser algum detalhe. Qualquer coisa depois te envio o XML dos movies só para análise.
    Os comandos de filmes e músicas, os principais, já fiz todos e está tudo ok.

Até mais.

10. Cezarsky

Cezarsky Usuário

Desde 8 Mai 2006
    Sampa
    Muito sofisticado! vou lendo e tentando entender!

parabens aos colegas e suas contribuições!

11. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Eclipse, baixe a nova versão 0.83, que disponibilizei a pouco no tópico inicial, não precisa mais se preocupar com os caminhos para os arquivos, isto já foi acertado nesta nova versão, são todos caminhos relativos, vão funcionar independente de unidade instalada seja c, d ou e, ou outra qualquer, e independente se SO for de 32 ou 64 bits. Se por ventura o erro persistir vou pedir para que zip seu diretório e me mande. Faça o download deste arquivo, descompacte e com xbmc em execução, gere os arquivos clicando em GENXML, teste e depois me relate o resultado.
    o Menu para geração dos arquivos é este abaixo, pressione as opções do grupo do XBMC, sempre lembrando que o XBMC tem que estar rodando, e ter sido efetuado no XBMC, a configuração em redes para aceitar comandos via HTTP.

Cezarsky, ler é bom, mas se puder testar será melhor ainda, caso não possa e tenha alguma dúvida, pergunte que vou tentar saná-la, obrigado por acompanhar o tópico.

12. clsprates

clsprates Usuário

Desde 27 Abr 2009
    Brasilia/DF/Brasil
    wcampos só funciona mesmo no vista em inglês, tenho que instalar em inglês? Instalei um arquivo para falar em português (speech recognition options) esta funcionando mais mesmo assim não consigo fazer um teste com a voz. O que devo fazer? Valeu!

13. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Clsprates, essa necessidade da interface estar em inglês, é necessária pois o reconhecimento de voz ainda não esta finalizado para nossa língua, agora não precisa instalar tudo novamente, basta ir no windows update e baixar o pacote de idiomas Inglês, e alterar para o idioma inglês no próprio painel de controle, sendo possível também via log off alterar novamente para PT BR facilmente, eu faço assim. Só para esclarecer a interface do windows e o reconhecimento de voz estão em inglês, mas falo os comandos em PT BR e tenho sucesso no reconhecimento pelo voxcommando de mais de 95% na maioria das vezes.

Fiquei curioso no entanto em saber que arquivo foi esse que você instalou, se puder me informe onde conseguiu tal arquivo e como é o nome dele, você menciona que esta funcionando, mesmo com o windows em PT BR, isso me surpreendeu, verdade que a tempos atrás em Portugal, foi lançado um beta fechado do reconhecimento de voz em português, mas cheguei tarde e não consegui tal arquivo, uma pena .A pergunta é não funciona o vox ou não estão funcionando o reconhecimento de voz do windows, lá no painel de controle existem tutoriais, você consegue usá-los normalmente? me de mais detalhes para que possa lhe auxiliar.

Mais um coisa, existe suporte para outras línguas, como espanhol, alemão, e daí o voxcommando funciona normalmente com a língua nativa, a restrição que existe no uso é a falta de suporte a língua PT BR por enquanto no windows, mas a Microsoft trabalha forte para ampliar o reconhecimento de voz para 19 línguas, entre eles PT PT e PT BR;

O Reconhecimento de Fala está disponível somente em inglês, francês, espanhol, alemão, japonês, chinês simplificado e chinês tradicional.
    Agora se alguém tiver os arquivos para fazer funcionar em PT BR, me informe que tenho interesse.

14. clsprates

clsprates Usuário

Desde 27 Abr 2009
    Brasilia/DF/Brasil
  15. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Clsprates, não esta funcionando por conta do que mencionei anteriormente, seus links realmente não farão com que o voxcommando funcione corretamente, quanto ao pacote de idiomas um pequeno tutorial, não sei onde localizar o pacote para inglês fora do windows update.

Somente funciona alterar idioma no Windows 7 e no Windows vista nas versões Enterprise ou Ultimate

Fiz um pequeno guia para ajudar a baixar esse pacote de configuração para outra língua distinta da já instalada e selecionar depois.

Primeiramente, precisamos baixar o pacote do idioma. Para isso vá em Iniciar – Painel de Controle.

No Painel de Controle, selecione a Windows Update.

Com a janela do Windows Update aberto, clique em …atualizações opcionais estão disponíveis. Veja na figura abaixo onde clicar.

Após clicar na atualizações opcionais, uma tela irá abrir e você verá a lista de idiomas disponíveis para serem baixados. A tela irá ser parecida com a imagem abaixo:
    Selecione o(s) idioma(s) que você quer baixar e instalar na sua máquina e depois clique em OK. O Windows irá baixar os pacotes de idioma selecionados e irá instalar automaticamente. Talvez seja solicitado que você reinicie o computador para que as alterações sejam realizadas. Se for solicitado, reinicie a máquina.

Agora, vamos selecionar o idioma que você quer usar. Para isso, vá novamente em Iniciar – Painel de Controle.

Agora, selecione a opção Região e Idioma.

Com a tela de Região e Idioma aberta, selecione a aba Teclados e Idiomas e na combo “Escolha um Idioma para Exibição”, escolha o que você quer. Nessa combo haverá os idiomas que você baixou e instalou. Veja na imagem abaixo a combo que você deve alterar:
    Agora seu Windows 7 estará no idioma escolhido!

O procedimento no windows vista é similar.

Aproveite.

16. clsprates

clsprates Usuário

Desde 27 Abr 2009
    Brasilia/DF/Brasil
  17. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Teste e me diga...estou curioso...faz assim, vá em painel de controle, reconhecimento de voz, no menu a esquerda tem opção avançada, clique ali, o primeiro campo que aparece é linguagem, veja se aparece PT-BR, se sim parabéns...aqui continuo só com opções do inglês americano e britânico, como uso win7 64 bits, ao testar estes arquivos não obtive êxito, mas pode ser coisa de minha máquina.

Infelizmente não foi dessa vez, vamos ter que continuar usando inglês, estes arquivos são voltados apenas para desenvolvedores de soluções usando voz, ainda não é aquilo que precisamos.

18. Paulo Artur

Paulo Artur Fantasma do Fragata

Desde 6 Out 2005
    Balneário Camboriu SC
    (y) Meu amigo Wanilton, parabéns pelo excelente tópico :aplauso: !!! Só agora me dei conta dele :verg:.

Ví o Comando de voz para controlar o midia center já a algum tempo na casa do Wanilton e, embora eu seja um zero a esquerda em se tratando de informática, achei espetacular vê-lo "comandar" o mídia center com palavras.

Naquela oportunidade o Wanilton ainda tinha algumas dúvidas e fazia testes sem parar. Hoje, tenho certeza, até por conhecer sua aptidão em resolver problemas, as dúvidas devem ser bem menos.

Por ocasião de uma próxima visita gostaria de sair de sua casa sabendo um pouco mais da novidade !

Abrs.

19. wcampos

wcampos inovando

Desde 7 Dez 2004
    Florianópolis
    Paulo Artur, meu amigo, você é sempre bem-vindo, de lá pra cá muita coisa mudou, o programa está mais completo, muitas funções novas foram incorporadas, terei prazer em fazer uma demonstração completa, e obrigado pelas palavras elogiosas, você é um gentleman. Assista aos videos que postei no tópico inicial, já dá para ter uma noção da funcionalidade.

Abraços,

20. Oº°'¨Eclipse¨'°ºO

Desde 10 Ago 2010
    MS
    Baixado e testando. Depois coloco os testes.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso