Usar monitor de áudio de ponta cabeça (cabeça pra baixo), pode?

Discussão em 'Home Studio' iniciada por R2730DB, 5 Dez 2019.

1. R2730DB

R2730DB Usuário

1 0 1

Desde 4 Dez 2019
    .
    Fala pessoal. Tudo beleza?

Vou perguntar pois até o momento não encontrei essa questão na internet.

Estou montando agora meu home studio. É básico, nada profissional, com as caixas Edifier R2730DB.

Andei pesquisando sobre posicionamento dos monitores de áudio, vi a questão toda do equilátero e algumas outras como poder colocá-las de lado, distâncias, tweeters posicionados para fora e tal. Ok.

Acontece que aqui meu espaço é bem limitado. Não vou poder fazer muita coisa, não vai dar pra usar suporte também. Minha mesa de PC tem 3 níveis. O primeiro já está ocupado com gabinete, monitor, teclado, etc... definitivamente não dá para colocar os monitores lá. O segundo patamar tem impressora e as caixinhas antigas de PC mas posso mudar e vou retirá-las quando chegarem as Edifier. O terceiro andar já fica bem acima, não é ideal para colocar monitores de referência.

Acontece que esse segundo patamar começa bem na altura dos meus ouvidos. Aqui que começa a brincadeira.

Se eu colocar os monitore de pé, os twitters ficarão bem pra cima da minha cabeça; bem mesmo. De lado não tem espaço para os monitores ficarem. Posso estar instalando ele de ponta cabeça?
    De acordo com o que eu pude perceber nos vídeos que vi do YouTube, o ideal seria instalar com os twitters de forma a ficarem na altura do ouvido. Se esse segundo patamar da minha mesa começa exatamente nesta altura, eu poderia posicionar essas caixas da Edifier de cabeça para baixo?

Ok. Essa é uma questão (a principal).

----------

Uma outra questão.

Vocês não acham que o projeto delas poderia ser melhor desenvolvido? Digo pois fizeram os tweeters a ficar de forma concêntrica nos gabinetes. Ou seja, a posição dos twitters estão para dentro, se forem observadas corretamente as posições L e R.

Seguindo as regras eles deveriam fica ficar exatamente ao contrário ou então a Edifier deveria ter invertido o L e R delas. Como vou usar a entrada óptica dela e ligar na minha placa mãe, nem será possível inverter isto como seria possível se eu estivesse usando a entrada RCA. Bastaria inverter a posição dos plugues RCA. Mas no cabo óptico ele vai obedecer o padrão da posição L e R de fábrica.

Já tive system da Gradiente onde o manual deixava bem claro, concordando com as regras, que era para conectar as caixas ao receiver de forma que os twitters ficassem "para fora". É muito comum ir na casa das pessoas e ver os twitters dos systems delas para dentro. Claro que como não lêem manual, não entendem de termos mais técnicos, instalam como bem lhes parecer. Nestes systems as ligações das caixas não são fixas então dá para escolher qual caixa será a L e R.

Grato a todos.

2. Vertonnes

Vertonnes Usuário

55 32 12

Desde 14 Jan 2020
    Brasília
    Eu particularmente não vejo problemas em inverter as caixas vendo pelo lado acústico. Se fixado bem, não tem nada demais (Principalmente a ativa, que pesa mais). É INDIFERENTE se a placa da caixa ativa estiver deitada, de ponta cabeça, etc...

3. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Tudo é uma questão de se fazer a frente de onda de cada transdutor chegar ao mesmo tempo nos ouvidos
    Pode utilizar bases inclinadas e trocar a posição das caixas pra isso, caso o próprio sistema ativo da caixa já não tenha algum tipo de correção
    Pra definir nisso, seria bom fazer a medição das caixas nas diversas posições de uso e avaliar as respostas

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso