Anúncio do HT Forum

Utilização do terminal "pre-out" para subwoofer

Discussão em 'Amplificadores, Prés e Integrados' iniciada por RossiSantiago, 31 Mai 2016.

1. RossiSantiago

RossiSantiago Usuário

7 3 1

Desde 25 Mai 2016
    Natal-RN
    Anúncio do HT Forum
    Meus caros, boa tarde!
    Sou recente aqui no HT, estou aqui na minha primeira postagem. Espero que tenha vindo à seção correta aqui do fórum e perdõe se o assunto já foi tratado.

Estou com dúvidas na ligação de um subwoofer - não sei o mais adequado, se passivo ou ativo - em meu amplificador integrado. Com sou iniciante, resolvi escrever a vocês.
    Estava lendo ontem e penso que o ampli que tenho já pode servir para um subwoofer, enquanto eu estava aqui vacilando pensando em adquirir outro.

Meu ampli integrado - nunca tive o manual dele, é um Samsung SA-3500, trouxe da gringa - tem os seguintes terminas da foto abaixo:
    WP_20160531_17_29_24_Pro.jpg

1ª dúvida: para usufruir de um subwoofer, preciso ter aquele terminal único, tipo RCA, geralmente preto, com a indicação de subwoofer, ou algumas dessas duas opções da foto me atendem?

2ª dúvida: posso ligar um subwoofer passivo ou ativo em alguma delas e ainda assim obter o som de tudo, inclusive o vindo das caixas acústicas que estão ligadas ao ampli? Pergunto isso porque li em algum lugar que usando elas aí da foto, as caixas entram em mute, procede?

Bom, é isto. Obrigado a todos!

Anúncio do HT Forum
  2. m.f.lima

m.f.lima Usuário

Desde 12 Dez 2006
    MARÍLIA- SP
    Amigo,

Esses terminais aí provavelmente fazem a ligação da parte de pré amplificação com o power do integrado. Se retirar os jumpers, o som não irá para o setor de amplificação.

Acredito que a melhor opção para vc seria adquirir um subwoofer ativo e tentar liga-lo nas saídas de tape out (não tenho certeza disso).

Há também subwoofers que têm entrada e saída de alta, onde vc ligaria o cabo que vai para as caixas e depois ligaria as caixas no subwoofer.

• 1
  3. RossiSantiago

RossiSantiago Usuário

7 3 1

Desde 25 Mai 2016
    Natal-RN
    Ah, só informando aqui que o integrado é estéreo. O uso dele é só para música. O subwoofer pode ser o mais simples possível de modo a "casar" com as caixas, respondendo pela frequência que elas não cobrem. Enfim, espero pelas sugestões de vocês.

4. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    Esse assunto já foi tratado centenas de vezes desde 2002.

Integrados stereo não são feitos para uso com subwoofer.

A saida tape out não possui controle de volume, então não é possível controlar o nivel sonoro do subwoofer.

Você precisa impreterivelmente de um sub ativo e no exemplo àcima ligaria pre-out ao sub a às saidas do sub ao power in do integrado.

Mas isso não existe em subs "baratos".

(y)

• 1
  5. RossiSantiago

RossiSantiago Usuário

7 3 1

Desde 25 Mai 2016
    Natal-RN
    Olá m.f.lima, obrigado. Fiquei intrigado com suas colocações.. Poxa, será que a ligação entre a parte pré-amplificadora com a amplificação de fato só se dá através desses jumpers? Há problema se eu retirar e ver se as caixas "falarão"? Em caso positivo, tiramos a dúvida e isso significariam que as caixas não ficariam mudas com a utilização da pre-out?

Sobre ligar na tape-out, acho que não dá. O subwoofer teria que ter entradas para as caixas acústicas que já tenho e mesmo assim eu perderia as outras funções do ampli que utilizo mais, ou seja, as duas entradas phono que vêm nele, a tuner e a aux, pois teria que colocar o seletor no tape-out. To certo? :confuso:

Eis as fotos dos painéis dianteiro e traseiro.

WP_20160531_18_15_54_Pro.jpg WP_20160531_18_18_01_Pro.jpg

6. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    Não precisa.

Totalmente equivocado. Tape OUT está sempre ligado e serve pra você conectar um GRAVADOR.

O Jumper permite você utilizar o integrado APENAS como pre ou APENAS como power, se assim desejar.

• 1
  7. Osvalter

Osvalter Do or do not, there is no try

Desde 17 Set 2004
    Cotia/SP/Brasil
    deixa eu dar um pitako também ..kk essa ligação pre out / main in é muito comum nos equipamentos antigos, onde voce pode desacoplar a seção pré da seção power.
    Uma forma de contorno seria vc dividir o sinal proveniente da pre-out e alimentar normalmente a power-in e a outra saída ligar no subwoofer usando um adaptador Y. Não gosto desta solução, mas já fiz isso sim com vintage, eu saí com a pre-out no integrado Pioneer, entrei no tube buffer Musical Fidelity que tem duas saídas, uma com buffer e volto para o amp-in no integrado mesmo e a outra saída que é na verdade um Y ligo o subwoofer...

o tape dá até pra usar, mas o volume será constante, vc deverá acertar no subwoofer, mas é aí o problema, vc está escutando som baixinho, o subwoofer está lá BRUUMMM BRUMMM fazendo uma barulhera danada pq vc ajustara com volume alto no receiver...

mas depois com tempo vc verá q para música subwoofer é meio complicado, mais enxe o saco que ajuda (y)

de vez em quando eu uso no setup stereo mas sob condições bem determinada e sutilmente

• 1
  8. RossiSantiago

RossiSantiago Usuário

7 3 1

Desde 25 Mai 2016
    Natal-RN
    Caros, Dmaumau e Osvalter, gratos pelos esclarecimentos. Compreendi. Vou avaliar aqui as opções com as quais fiquei.

Opção #1 - Já vi uns amplis integrados stereo da Yamaha - deve ter de outras - se não me engano modelos A-S301, A-S501 e A-S701, que podem me atender porque têm a saída subwoofer dedicada.

Opção #2 - Vou verificar os preços de subwoofers ativos mais refinados, que me permitam fazer o sinal, que hoje passa pelos jumpers, passar por esse sub, ativando-o, e em seguida realimentando a parte amplificada do meu "idoso ampli coreano". Vou ver o que sai mais em conta entre as opções #1 e #2.

Opção #3 - Usar o conector em Y, conforme explicado pelo brother acima.

• 1
  9. RossiSantiago

RossiSantiago Usuário

7 3 1

Desde 25 Mai 2016
    Natal-RN
    Até encontrei subs na faixa dos R$ 2,5k e 3k, que me satisfariam, com entrada e saída de linha. Porém, pelo que tenho lido, há o risco de captar um hum ao fazer o sinal ir ao subwoofer e voltar ao integrado por terminas ditos low-level, os RCAs não-balanceados. Procede?
    Se for o caso, como meu sistema ainda não é hi-end nem nada, vou optar pelo cabo em y com um subwoofer mais simples só com entrada, ciente da perda de potência que deve ocorrer dessa "gambiarra"

10. Osvalter

Osvalter Do or do not, there is no try

Desde 17 Set 2004
    Cotia/SP/Brasil
    opa, não tem de quê (y) só clicar na mãozinha verde ao lado das minhas mensagens :assobio:

• 3
  11. Robert Renato

Robert Renato Usuário

Desde 12 Jan 2009
    Curitiba PR
    Em sintonia com o Osvalter, digo que por anos usei torres para música. Esse ano me desfiz delas para ter books + sub. No começo fiquei extasiado com aquele gravão trevoso em tudo que eu ouvia. Mas não demorou muito pra eu perceber que o sub anula quase completamente a sua percepção das caixas e do amplificador que você tá usando. Tudo fica mais ou menos nivelado. Os equipamentos que passei a experimentar passaram a não ter lá tanta diferença. Fora um buraco inexplicável no som, que eu sempre to sentido que existe.

Portanto, se você gosta demais desse integrado, procure dá a ele caixas que façam o melhor dele emergir. Reserve o sub para filmes e jogos.

Abraços!

• 2
  12. RossiSantiago

RossiSantiago Usuário

7 3 1

Desde 25 Mai 2016
    Natal-RN
    Obrigado galera! Dada uma tal Crise, que se instalou aqui em casa e não vai embora tão cedo, é provável que eu faça algo mais enxuto em relação a ideia inicial, que era ter um sub, caixas torre, mais caixas book - já que o integrado recebe 4 caixas - e um novo toca disco, deste bons aí, Rega, Pro-ject, etc.
    Vou seguir a ideia do brother aí acima e vou levar o integrado em umas lojas aqui, ver como ele soa com diversos pares de caixas, e finalizar a coisa mesmo em caixas + toca disco. Tentar gastar até R$8k, máximo.

13. mvlisboa

mvlisboa Usuário

Desde 11 Jun 2013
    Rio de Janeiro
    Uma dúvida. As minhas caixas acústica estão ligadas no modo bi-amplificação em um receiver 7.1 canais. Adquiri um receiver estéreo. A bi-amplificação no estéreo pode ser feita? para que servem os cabos jampers?
    Grato pela ajuda dos amigos.

14. Cl-AUDIUS

Cl-AUDIUS Usuário

428 57 1

Desde 29 Ago 2010
    Cubatão/SP
    • Amigo, não ha necessidade de malabarismos; Compre um subwoofer passivo e caso não tenha crossover para baixas frequencias, compre um e ligue ao mesmo, depois conecte o sub no sistema B de seu amplificador. Ja tive caixas torre Diy com sub passivo e divisor de frequência automotivo (Falcon) para sub, midbass e tweeter, o som era bem satisfatorio e os subgraves fortes .
    • http://produto.mercadolivre.com.br/...ivo-profissional-para-sub-woofer-sw-2004r-_JM

15. Robert Renato

Robert Renato Usuário

Desde 12 Jan 2009
    Curitiba PR
    Prezado, a bi-amplificação em receiver stereo com dois pares de saídas é via de regra algo inútil, pois os receiver stereo não reservam potência para entregar potência igual para dois pares de caixas. Eu nunca vi um receiver stereo que entregue 100w x 2 e 100w x 4. Normalmente seriam 50w x 4 no caso desses.

Um abraço

• 1
  16. mvlisboa

mvlisboa Usuário

Desde 11 Jun 2013
    Rio de Janeiro
    Valeu Robert Renato. E quanto aos jampers? qual a utilidade deles nas caixas acústicas com dois pares de terminais. Vejo muito esse tipo de ligação nas ilustrações dos sites e revistas.
    Abraço e desculpe te alugar. Rssss

17. giumollo

giumollo Usuário

121 46 1

Desde 8 Mai 2009
    Röttenbach
    Caso a bi-amp nao esteja sendo usada, esse jumper "joga" o sinal para os outros falantes da caixa. Sem os jumpers e usando-se um cabo single-wire, teremos apenas agudos ou apenas medios/graves.

18. Nightwendel

Nightwendel Usuário

Desde 7 Mai 2015
    Resende - RJ
    Pessoal, boa tarde,

Estou com uma duvida, comprei um soundbar Pioneer FS-EB70 ele conta com um subwoofer wireless de 50w 4ohms (fraco) então pretendo comprar um mais forte o subwoofer Pioneer Sw8mk2 que tem 100w 8ohms. Minha duvida é: posso deixar os dois subs trabalhando ao mesmo tempo? Existe algum risco/problema em deixar ligado os dois? (Já procurei no manual mas não diz nada)

Abs

19. Robert Renato

Robert Renato Usuário

Desde 12 Jan 2009
    Curitiba PR
    Amigo sua soundbar tem saída pra esse tipo de sub? (ou seja, RCA)

• 1
  20. Nightwendel

Nightwendel Usuário

Desde 7 Mai 2015
    Resende - RJ
    Opa, tem sim a saida preout RCA.

upload_2017-9-18_7-39-55.png
    upload_2017-9-18_7-40-29.png

Anexos:

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso