Vale a pena essa "troca"?

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por lucassrex, 23 Nov 2019.

1. Marlonmo

Marlonmo Faça seu projeto de som comigo!

Desde 31 Out 2016
    Belo Horizonte
    Não, a potência final terá impacto com a voltagem do sinal recebido.

Aquele potenciômetro que ajustamos o ganho, tecnicamente, ajusta a sensibilidade na entrada do amplificador, para tornar o aparelho compatível com as saídas de diversas voltagens que existe nos rádios.

Dos comuns 2 Volts aos incríveis que geram até 6 Volts.

Essa voltagem do sinal pelo cabo RCA, quanto maior, menos sujeito a distorção que acaba ocorrendo por captação de ondas magnéticas.

Então, quando tentam ajustar no achismo, sem conhecimento técnico ou mínimo do funcionamento e as especificações dos produtos, a chance de errar é enorme.

Última edição: 10 Dez 2019
    • 1
  2. soaresrey

soaresrey Usuário

depois vou tentar fazer um video explicando melhor

3. sergioserra

sergioserra Usuário

Desde 12 Jan 2005
    Trombudo Central
    Sim, isso eu sei. Tanto que quando coloquei um conversor pedi um com o maior sinal de saida possivel, que foi 5 v. Tinha outros, mas muito caros. Eu sei que o potenciometro ajusta a voltagem de entrada e não o volume propriamente dito. Mas regular com osciloscopio e ou multimetro é fora de questão para imensa maioria. Então fui atrás no Google e encontrei várias matérias que dão algumas dicas de como fazer isso. Imagino que salvo raríssimas exceções em que há uma discrepância muito grande entre módulo e falantes, colocar o potenciômetro em um terço e observar Como se comportam os falantes não deve trazer em tese prejuizo a eles. E se sentir que eles não estão rendendo ainda o que podem vai regulando com cuidado.

4. sergioserra

sergioserra Usuário

Desde 12 Jan 2005
    Trombudo Central
    Isso!:aplauso:

5. Marlonmo

Desde 31 Out 2016
    Belo Horizonte
    No meu player, raramente tive que usar o ganho dos amplificadores, acima de 1/4 ou até 1/3 para conseguir extrair o resultado.

É muita variável.

Mas se vc entende alguma coisa, vc não vai cometer exageros, quem não entende acaba cometendo.

• 1
  6. soaresrey

soaresrey Usuário

o video posto abaixo

Peço desculpas pela falta de empolgação, cansado e com uma bela enxaqueca... e não sou bloguerinho rsrs
    Posso me enganar em alguns termos, mas da para ter uma ideia do que expliquei acima.

• 1
  7. sergioserra

sergioserra Usuário

Desde 12 Jan 2005
    Trombudo Central
    É bem isso, ou pedir pra que o instalador ( pressupondo que ele saiba) ja regule. Eu sempre regulei no ouvidometro mesmo...

8. Marlonmo

Desde 31 Out 2016
    Belo Horizonte
    Valeu pelo vídeo explicativo, vai clarear a regulagem pra muitos.

9. soaresrey

soaresrey Usuário

infelizmente, a grande maioria não sabe pra que serve o ganho, uns ainda pensam que é "volume"

• 1
  10. lucassrex

lucassrex Usuário

Desde 10 Mai 2017
    santos
    Daqui a pouco estou levando pra instalar... Então o setup de sq bem basico, ficou assim:

Pioneer x5880tv - (800,00) - Não irei contar no valor total, pois sempre boto 2din pioneer nos carros.
    Kit 2 vias Hertz ESK 165.5 - (869,00)
    Subwoofer Bomber Upgrade 10 - (166,00)
    Módulo SD800.4 - (370,00)
    Cabos RCA Audison 4,5m - (128,00)
    Manta infinity 2 portas - (130)
    Caixa dutada 45l - (70,00)
    Cabos TIAFLEX 5m 2,5mm / 1m 4,00m - (69,00)

Total 1802. Espero ter um resultado agradavel mais tarde.

Vou anotar as informações do tópico para dar ao instalador.

kit no ch1-ch2 e o subwoofer em bridge no ch3-ch4
    Ganho do Kit, deixe no mínimo, deixe em flat no amplificador e use os cortes no Player, o Kit, corte por volta de 100, 120Hz.
    O subwoofer, pode cortar abaixo de 100Hz.

11. lucassrex

lucassrex Usuário

Desde 10 Mai 2017
    santos
    Sou marinheiro de primeira viagem, então me perdoe rsrs

Então, instalei o som hoje na loja mais conceituada de Santos, o que na verdade é a loja menos pior daqui... Paguei 250 e tem os seguintes pontos que aconteceram:

1- Ele queria me empurrar um disjuntor, pq disse que podia derreter o cabo e pegar fogo, 120 reais.. Acabei optando pelo porta fusivel mesmo, que ele fez de graça. Procede informação do disjuntor??

2- É normal esse módulo sd800.4 esquentar bastante? Da até um pouco de medo dessa caceta começar a pegar fogo.

3- Como deixei o carro de manhã e só peguei no final da tarde, não tive como olhar a instalação.. Aparentemente está como eu disse, ch1 e ch2 nos kits, sub em bridge e os falantes traseiros no player.. Porém só vi agora, que eles não instalaram com o cabo tiaflex 2x2,5mm que comprei, instalaram um mais fino e ficaram com meu tiaflex, pois o cara disse que não era o cabo correto... (vou la buscar o cabo quinta feira). Posso perder muito desempenho com esse cabo mais fino?

4- Ele disse que não precisava tratar a porta do i30, pois a porta é lacrada, ou seja, não instalou a manta. (La embaixo vou postar uma serie de fotos da instalacao, cortes e da porta). Procede informação também???

5- As vezes quando liga o carro e o som, ele da um estalo parece, no subwoofer e nos falantes. O que pode ser isso? Até assustei nas primeiras vezes.

6- O tweeter do lado direito não está funcionando, o esquerdo está.. Ele pode ter queimado devido aos cortes que o "estalador" fez? Ou é mais provavel que tenha conectado errado ou esquecido de conectar na hora.. Pois o produto era um hertz lacrado

Alias, o som quando boto na opção FLAT/UNIF no equalizador, fica muito inferior e embolado, sem definição, comparado a configuração que o rapaz deixou

O sub está em bridge, no canal 1 e 2... Opção LP e ganho um pouco antes da metade...

O kit 2 vias está no canal 3 e 4... Opção HP e ganho no minimo.

Segue as fotos da instalação e das configurações no player.

No mais, obrigado pela atenção e um feliz natal a todos!

12. Marlonmo

Desde 31 Out 2016
    Belo Horizonte
    1 - Se o porta fusível estiver com fio fino, pode interferir na alimentação do amplificador.

2 - Tira uma foto da fiação no amplificador de forma que eu possa enxergar sem dúvidas a posição dos fios.

Seu amplificador faz bridge em 2 ou 4 Ohms?

3 - Pega o seu fio com ele. Não é o correto, mas pode ficar o fio mais fino.

4 -

Só não aplica a manta se for preguiçoso... É muito fácil fazer depois de desmontar. Quem dera outros carros fossem tão fácil.

5 - Pode ser por vários motivos, tem que reclamar isso com ele.

6 - Idem.

Regulagens e funcionamento, precisamos esperar ele terminar para corrigir qualquer erro.[/QUOTE]

13. soaresrey

soaresrey Usuário

Qual a impedância do subwoofer? Se não souber qual o modelo exato
    Qual o diâmetro do fio utilizado na alimentação do amplificador?
    Essa caixa dutada de 70 reais, foi usada? Porque eu não conseguiria fazer uma caixa dessa pois mal pagaria a madeira usada (mdf de 15mm)
    Como o kit duas vias foi instalado na porta? Fizeram pelo menos uma acoplagem em madeira? (Baffle)

Se instalou na loja "mais conceituada" de santos deve ter sido na Tremendão, certo? R$250 de mão de obra + Fio de alimentação + porta fusível + fio de áudio + Baffle (se fizeram) considero muito pouco, algo de errado tem aí.

Não gosto de indicar lojas, mas se não resolverem e conseguir o dinheiro de volta dê uma passada na Audio Design em moema - SP..

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso