Anúncio do HT Forum

Vale passar de 7.1 para 7.2?

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por Manfrini, 26 Out 2017.

1. Manfrini

Manfrini Usuário

Desde 31 Jul 2008
    Cotia - SP - BRASIL
    Anúncio do HT Forum
    Amigos,

Em um receiver 7.2 tocando uma mídia 5.1, vale a pena investir em mais 1 sub woofer, e assim ter 2 sub woofers em ação?

Dá pra sentir a diferença?

Obrigado pela ajuda!

Anúncio do HT Forum
  2. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil

Vale toda diferença entre guardar este valor e investir em um sub a mais.

Com dois subs vai poder dimensionar melhor seus graves em relação a seu ambiente.

Vai poder diminuir o volume em ambos e aproveitar mais a melhor faixa de trabalho dos dois subs sem distorcer nenhum deles aumentando em demasia o único sub.

Em filmes vai ter muito mais impacto pela maior capacidade em preencher o ambiente.

Em musica vai se dar ao luxo de diminuir a quase não saber se os subs estão ligados e ter uma ajuda substancial nos graves sem destruir a fidelidade de sua musica com o efeito boome.

Ter mais de um sub do mesmo tamanho é tudo de bom.

Abraços a todos.

Rajane.

• 3
  3. MSR

MSR Usuário

Desde 11 Ago 2005
    Campina Grande, PB
    Assino embaixo. Vale demais!

Marcelo

• 2
  4. Renato Gomes

Renato Gomes Arquiteto e Urbanista

6.055 2.932 926

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Se forem 2 subs excelentes ou top de linha ok.
    Se não, não vale a pena.
    Melhor um excelente/top do que dois médios/ruins. (y)

5. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Eu interpretei que neste caso que a pergunta do colega foi sobre se vale a pena se investir em dois subs, não se trata de valer a pena se investir em um sub excelente ou em dois subs medianos.

Se trata de que a pergunta foi se um sub a mais melhora o resultado obtido com apenas um sub.

Se vai valer a pena se investir em mais um sub mediano ou não para se aprimorar o resultado obtido pelo primeiro é a questão em pauta.

Mas dois subs de péssima qualidade, sempre darão um resultado melhor que apenas um sub desta mesma qualidade em termos de espacialidade.

Eu sempre vou preferir ter dois subs de boa qualidade do que um sub de excelente qualidade pelas características e opções que mais de um sub oferece a mais em relação a apenas um sub ao nosso ambiente.

O que se precisa deixar claro é que para melhorar a espacialidade, ambientação, preenchimento e adequação das baixas frequências no ambiente vai se precisar de mais de um sub.

Este tipo de sintonia fina com apenas um sub fica praticamente impraticável de se executar seja com um sub de excelente qualidade ou não.

Em termos de sub a quantidade gera melhor espacialidade e poder de adequação das baixas frequências no ambiente, isto não é uma questão de opinião, é uma simples questão de se ter ou não ferramentas para melhorar o controle tonal das baixas frequências em mais de um local em seu ambiente, com um sub se fica restrito a uma fonte sonora, com mais de um sub se amplia a possibilidade de sanar as imperfeições geradas pela singularidade de cada ambiente.

Esta é minha opinião, eu respeito quem tem opiniões contrarias, mas neste caso prefiro seguir e indicar o que acho ser o correto neste particular.

Abraços a todos.

Rajane.

• 2
  6. neco22

neco22 Usuário

Desde 2 Jun 2006
    Curitiba/Parana/Brasil
    Boa tarde, eis a questão, dois subs iguais ou diferente. Dois sub dutados, dois subs selados ou um dutado e um selado?

Eis a questão.

7. xfreddyx

xfreddyx Usuário

Desde 26 Jul 2009
    Porto Alegre, RS
    Acredito que a resposta depende muito da sala em questao.

• 1
  8. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    "Mas dois subs de péssima qualidade, sempre darão um resultado melhor que apenas um sub desta mesma qualidade em termos de espacialidade."

Pra variar, besteiras...

Pra começar graves são omnidirecionais, portanto não há nenhuma percepção de "espacialidade".

Segundo, dois subwoofers são MUITO mais difíceis de configurar em uma sala, pois eles podem SE CANCELAR, dependendo do posicionamento.

Se forem diferentes, pior ainda.

Se o seu receiver tiver um BOM sistema de auto-calibração, beleza, o resultado pode ser bem legal, mas utilize dois subs iguais.

Se não tiver, encontre o ponto da sala com a melhor resposta (não é nos cantos) e EMPILHE os dois subs.

No geral, um sub bem posicionado ainda é a melhor solução.

• 4
  9. neco22

neco22 Usuário

Desde 2 Jun 2006
    Curitiba/Parana/Brasil
    Eis a questão, só testando então para saber qual sera a solução, algum de vocês tem 2 sub em casa um sistema 7.2?

10. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Eu entendo que o fato de uma fonte sonora ser onidirecional não impede de se ter maior ou menor noção de preenchimento ou de espacialidade quando se aumenta ou diminui o numero de fontes sonoras em um ambiente.

Se usar maneira errônea duas fontes sonoras a ponto de se cancelarem mutuamente no mesmo ambiente não é motivo para se desaconselhar o uso de mais de uma fonte sonora de maneira adequada.

Alguns fabricantes disponibilizam saídas para mais de um sub em seus aparelhos, se isso fosse inadequado imagino que não se fabricaria assim, ainda mais induzindo o usuário do aparelho ao erro com fotos de dois subs no mesmo ambiente em seus manuais.

Quem preferir empilhar os subs em um único local tem todo direito e liberdade de usar desta maneira, ate mesmo de propagar e incentivar quem quiser assim usar.

Eu uso e aprovo mais de um sub no mesmo ambiente.

Abraços a todos.

Rajane.

• 1
  11. Delta.40

Delta.40 Usuário

2.866 1.800 461

Desde 2 Mar 2011
    Brasil
    Última edição: 15 Fev 2018
    • 2
  12. eeloo1

eeloo1 Usuário

8 6 3

Desde 26 Mar 2015
    Florianópolis
    Dois subs é muito melhor, concordo com o RAJANE.

• 2
  13. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Tomei a liberdade de copiar o original e a tradução de uma parte do artigo da pagina indicada pelo colega.

Optimal Sound Quality At More Listening Positions
    Even with careful placement, a single subwoofer will not have an optimal frequency response at all listening positions in the room. In any given room location, a subwoofer has a unique 'modal pattern' (standing waves with peaks/nulls) and associated frequency response at the listening position. Listeners will often notice that moving even a few feet away from the 'sweet spot' will often result in notably worse bass sound quality. With properly located dual subwoofers, the respective modal patterns will overlap, which greatly increases the modal density in the room. The result is a smoother frequency response at more listening positions in the room, with less potential for obvious peaks/nulls in the frequency response. This also makes it easier for auto-set-up programs like Audyssey MultEQ to equalize the subwoofer channel.

Effortless Bass With Greater Headroom
    A popular phrase with our Sales staff is "headroom has a quality all its own". Dual subwoofers will greatly increase the available system headroom, providing greater dynamic range, reduced output compression, lower distortion, and less potential for overdrive artifacts. If you like to listen at loud levels and crave a lot of slam, impact and pressure from action and sci-fi movies, then dual subwoofers are an excellent option, and will provide effortless bass on demanding passages.

Qualidade de som ideal em mais posições de escuta

Mesmo com uma colocação cuidadosa, um subwoofer único não terá uma resposta de freqüência ótima em todas as posições de escuta na sala. Em qualquer local de sala dado, um subwoofer possui um "padrão modal" único (ondas estacionárias com picos / nulos) e resposta de freqüência associada na posição de audição. Os ouvintes notarão que o deslocamento, mesmo a poucos metros de distância do "ponto doce", muitas vezes resultará em uma qualidade de som significativamente inferior. Com subwoofers duplos adequadamente localizados, os respectivos padrões modal se sobrepõem, o que aumenta consideravelmente a densidade modal na sala. O resultado é uma resposta de freqüência mais suave em mais posições de audição na sala, com menos potencial para picos / nulos evidentes na resposta de freqüência. Isso também facilita os programas de configuração automática como o Audyssey MultEQ para igualar o canal do subwoofer.

Baixo sem esforço com maior espaço livre

Uma frase popular com nossa equipe de vendas é "headroom tem uma qualidade própria". Os subwoofers duplos aumentarão significativamente o espaço disponível do sistema, proporcionando maior alcance dinâmico, compressão de saída reduzida, menor distorção e menor potencial para artefatos de sobredimensionamento. Se você gosta de ouvir em níveis altos e ansiar muitos ataques, impacto e pressão de filmes de ação e de ficção científica, então os subwoofers duplos são uma ótima opção e proporcionará baixos sem esforço em passagens exigentes.

Em minha casa pelo meu gosto prefiro ter mais de um sub é melhor e mais coerente.

Acho que o fato de uma SVS comungar com o mesmo pensamento que eu neste particular muito reconfortante.

Pelo menos tenho a tranquilidade de saber que não estou trilhando sozinho o caminho de optar por múltiplos subs em detrimento de apenas um.

Abraços a todos.

Rajane.

• 1
  14. Delta.40

Delta.40 Usuário

2.866 1.800 461

Desde 2 Mar 2011
    Brasil
    Estou quase praticando a insanidade de enfiar 2 PB2000 em 14m². :confuso:

• 1
  15. DeMorgan

DeMorgan Usuário

3.058 1.155 626

Desde 27 Nov 2007
    brasília
    14 m² é bem pouco... não sei se 2 subwoofers valeria a pena... mas você poderia fazer a sala tremer em dobro... rs

• 1
    • 1
  16. DeMorgan

DeMorgan Usuário

3.058 1.155 626

Desde 27 Nov 2007
    brasília
    O uso de múltiplos subwoofers para ter uma resposta dos graves mais homogênea e uniforme em uma ou várias posições é "pacífico", pois está bem documentado em vários estudos.

Contudo, se for considerar só uma posição de audição, é possível e provável que só um subwoofer resolva a questão da resposta uniforme.

Com dois subwoofers e EQ, dá pra ter resposta plana em um ponto de audição com quase 100% de certeza se for possível colocar os subwoofers em qualquer lugar na sala.

Problema é que as pessoas não costumam usar microfone e EQ... fica difícil... aí acabam sem conseguir acertar o subwoofer e ficam com a impressão que isso é balela...

Última edição: 15 Fev 2018
    • 1
  17. neco22

neco22 Usuário

Desde 2 Jun 2006
    Curitiba/Parana/Brasil
    Galera eis a minha duvida, obrigado a todos.

O meu problema que levantei a pesquisa e pelo seguinte, tenho um sub Dy de 12 dutada com um power Bash 25-31 PCI da SVS e agora estou com um novo power um Emotiva UltraSub 12, o que fazer com este segundo uma caixa dutada ou selada, liga os dois?

18. neco22

neco22 Usuário

Desde 2 Jun 2006
    Curitiba/Parana/Brasil

Eis os brinquedos.

19. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil

Mesmo não levando em conta a posição de trabalho do sub, eu acho muito benéfico o uso de dois subs pelo simples fato de se poder ter o mesmo rendimento sacrificando menos cada aparelho.

Assim teremos os dois subs trabalhando a 60% de sua faixa maxima de trabalho e estaremos na pior das hipóteses evitando excessos e distorções, e uma possível fadiga do equipamento que em futuro próximo poderia se transformar em defeito ou mesmo queima de componentes teria menor chance de acontecer.

Abraços a todos.

Rajane.

20. DeMorgan

DeMorgan Usuário

3.058 1.155 626

Desde 27 Nov 2007
    brasília
    São benefícios esperados também, mas pode não ser necessário, dependendo do uso.

Em linhas gerais, eu concordo com você, com o artigo da SVS, mas os benefícios são maiores em alguns situações do que outras.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso