Anúncio do HT Forum

VEICULOS BLINDADOS - ALGUEM TEM EXPERIENCIA NO ASSUNTO ?

Discussão em 'Mecânica, Manutenção e Acessórios' iniciada por eumau, 2 Ago 2008.

1. eumau

eumau verschmutzt

Desde 27 Jul 2006
    SBC - SP
    Acompanho de perto o mercado de automóveis, e suas ofertas, e algo que me chama e muito a atenção é o preço dos veículos blindados usados.

Quando vejo anúncio de veículos blindados "0km", os preços sobem e muito, quando comparados aos "normais", mas quando usados, esses veículos costumam perder muito, mas muito mesmo o valor. Já vi alguns casos de veículos blindados mais baratos do que versões "normais".

Alguém aqui tem alguma experiência ou possui veículo blindado ?

Ouço muito sobre delaminação. Mas quais seriam os demais "problemas" em se adquirir um veiculo blindado usado ? Ouço dizer que o carro com o tempo passa a produzir barulhos em excesso, será verdade ? Fico curioso em saber o porque de desvalorização tão expressiva.

Não tenho intenção de comprar um veículo blindado, mas confesso que ja vi veículos blindados usados a venda, com baixa km, muitíssimo bem conservados e preços similares aos normais.

Se alguém tiver alguma experiência no assunto e puder compartilhar, agradeceria (y)

Mauricio

• 1
  2. JaymeNunes

JaymeNunes Usuário

Desde 25 Out 2007
    S. Paulo -SP
    Mauricio,

tb não pretendo comprar um blindado, novo ou usado, mas o que já ouvi sobre isso é que qdo começaram a blindar veículos no Brasil, ou foram mal feitos ou feitos com técnicas ultrapassadas. Resultado: ou não apresentavam a segurança esperada ou eram pesados demais, comprometendo o desempenho.

Mesmo os bem feitos tem que passar por revisões periódicas pra garantir o bom desempenho da blindagem o que encarece o custo da manutenção e desvaloriza o veículo usado.

Resumindo: blindado só mesmo se vc realmente precisa, caso contrário, é fria.

sds, Jayme

• 1
  3. Rodrigo.RJ

Rodrigo.RJ 3D? To fora! :D

Desde 23 Ago 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Dependendo do carro a blindagem compromente a suspensão. (blindagem antiga - pesada). ;)

Até pouco tempo atrás, você tinha que trocar todos os vidros do carro (blindados e 40% do custo da blindagem) a cada 2 anos. :p

Por isso vemos vários carros com vidros delaminados por aí. As pessoas não trocam. :D

Por outro lado, já existem empresas que recondicionam vidros delaminados e dão garantia de alguns anos.:concordo: (y)

Abraços!

• 2
  4. sereni

sereni Usuário

7.293 1.154 856

Desde 1 Abr 2007
    São Paulo /SP/Brasil
    Apesar da blindagem hoje em dia não ter mais o peso de antigamente, é necessário a troca de molas, a suspensão fica dura e mais insegura , o desgaste de pastilhas de freio aumenta e muito, você perde a garantia, a durabilidade de molas, amortecedores, buchas etc cai muito - tudo isto para uma blindagem bem feita - uma mal feita então nem se fala, problema dos vidros (não só delaminação mas também deformação), suspensão não adequada (molas e amortecedores errados) e por ai vai - realmente acho um grande risco comprar um carro blindado usado. As melhores opções a meu ver são SUVs que tem suspensão mais forte por natureza e que não mudam muito o seu comportamento com a blindagem. Carros com suspensão sofisticada tipo BMW é um pecado e Mercedes só se vier de fábrica.
    Eu particularmente não compraria apesar que em São Paulo dá uma vontade de ter!

• 2
  5. JP!

JP! Curioso

Desde 19 Abr 2008
    São Paulo
    A razão da desvalorização desses carros é que eles possuem menor procura e normalmente quem precisa de um carro blindado, tem condições e prefere comprar um 0km.

Além do custo adicional com a manutenção da blindagem, os carros blindados possuem um registro nas forças armadas e não sei se isso implica em mais taxas, maior IPVA etc. É bom conferir isso.

A manutenção corriqueira desses carros também pode ser mais custosa, pois os pneus blindados, por exemplo, são bem mais caros.

Além disso, como disseram, eventual desgaste maior sobre suspensão, maior consumo de combustível em função do peso extra e outros problemas possíveis, como vidros que são fixos (não abrem) ou que forçam o motor do vidro elétrico, diminuindo sua vida útil, são coisas a se levar em consideração.

No caso dos que não abrem o vidro, isso tende a implicar em maior uso do aquecedor e/ou ar-condicionado.

Finalmente, por todos esses custos de manutenção, que aumentam o risco, isso implica em um seguro mais alto e eventualmente nem todas seguradoras aceitam a apólice (ou dão um valor ridiculamente alto).

Procure na internet por guia de compra blindados que você deve encontrar mais informações. Se não me engano saiu um no Carsale.

Pessoalmente, acredito que a não ser que você realmente precise de um carro blindado, não valem a pena, mesmo sendo mais baratos.

JP

• 1
  6. Fabio Paiva

Fabio Paiva Usuário

Desde 15 Out 2007
    Rio de Janeiro
    Carros blindados são estigmatizados.

1º- São realmente mais caros quando novos. Uma blindagem hoje custa à partir de R$ 40.000,00;
    2º- Dão mais manutenção e consumo a medida que pesam mais, gastam mais combustível e freios, mas não chega a 10% que o normal, variando de condutor para condutor;
    3º- Toda blindagem tem garantia de prazo de validade. São coisas distintas. Enquanto está na garantia, a blindagem acrescenta valor. Saiu do prazo de validade ela deprecia o carro;
    4º- De alguns anos para cá há a necessidade de se registrar o veículo junto ao Ministério do Exército, pois há uso de materiais controlados;
    5º- Ninguém tem nenhuma estatística de quantas vidas foram salvas pelo uso de carros blindados.

Para resumir, com a PM Carioca fazendo a "propaganda"(n) que está na mídia, aqui nunca se negociou tantos carros blindados novos e usados.

Ah! Sei disso tudo pq sou corretor de seguros.

Abraços(y)

• 2
  7. Toki

Toki Usuário

Desde 19 Jan 2005
    RJ
    Coincidência, esse assunto passou a me interessar nos últimos tempos, uma vez que já são três famílias conhecidas que na troca de carros, optaram por blindados. Uma das famílias depois de um assalto com agressão.

Com minha mulher andando pra lá e pra cá, muitas vezes tarde da noite ou início da madrugada, e dizendo que está cada vez com mais medo (e eu idem, esperando em casa), confesso que nas duas últimas semanas vejo a parte de blindados usados no jornal de carros dO Globo...

Um amigo desses que comprou, pegou 0Km blindado, qdo o carro chegou na concessonária foi para a blindagem e ele ainda nem recebeu. Diz ele que continua tendo a garantia da fábrica (Mitsubishi, no caso).

8. marcelocostabr

marcelocostabr Enjoy

4.848 1.377 966

Desde 17 Jul 2007
    Sao Paulo / SP
    Eu ando atualmente num Omega blindado. Desde 2002 ando de blindado. Desvantagens? Claro que tem!! Agora te pergunto: Quanto vale sua vida e de sua familia?

Se vai comprar um se prepare para os desgastes "normais" como pneu e freio.No Omega nao dura mais que 20 mil km. Os problemas de delaminacao ja tem um custo bem baixo de reparo.
    Se quiser comprar um fique atento com a empresa que blindou, pois tem umas marcas de blindagem que sao mico na hora da venda. Converse com alguem de confianca que trabalhe no ramo de automoveis blindados e veja quais as blindadoras que ele recomenda.

Nos usados a desvalorizacao e' grande mesmo. A conta que eles fazem e' que um carro blindado tem que custar no usado 10% a mais que um nao blindado. Por exemplo um carro de R$50.000,00 se ele for blindado deve custar R$55.000,00 (que ferro hein!!!??? paga-se mais de R$50.000,00 pra blindar e na hora de vender vale so' R$5.000,00!!! Isso quando , voce mesmo falou, e' ate' mais barato que um nao blindado)(y)

JP, o IPVA e' o mesmo de um carro nao blindado e nao tem taxas nenhuma a mais que um carro nao blindado.(y)

• 2
  9. Caribas

Caribas Usuário

Desde 27 Dez 2006
    Rio de Janeiro
    Se o colega me permitir dar uma sugestão, eu diria que é fundamental fazer um test-drive antes de comprar, pois a dirigibilidade de um blindado é bem diferente. O recomendável é trocar de carro a cada dois anos, ou então partir para a tal "repotencialização" da blindagem. Carro usado com mais de cinco anos e blindado é mico certo, NMHO.

A blindagem que entendo ser a mais valorizada é a da Armor, e aqui no RJ a Piquet possui excelente conceito.

Outra sugestão é nunca comprar um carro blindado sem fazer um curso de direção defensiva, e ter um mínimo de contato com armas de fogo, principalmente os estampidos, pois há pessoas que se apavoram a tal ponto de não servir para nada um carro desses.

Quanto aos problemas, há vários cuidados que devem ser observados, como nunca deixar o carro no sol, cuidar para que o vidro nunca fique aberto, pois a simples batida de porta nesse caso pode quebrar o vidro - o vidro blindado possui excelente resistência à compressão, mas não à tração, e outros relacionados à direção.

É um brinquedo caro, mas há boas opções ditas de fábrica, como os Corolla, em que a concessionária continua a prestar a mesma garantia.

Abraço!

• 1
  10. JP!

JP! Curioso

Desde 19 Abr 2008
    São Paulo
    Marcelo,

Obrigado.

Eu supus que houvesse alguma taxa anual ao exército, mas estava enganado.

JP

11. Rodrigo.RJ

Rodrigo.RJ 3D? To fora! :D

Desde 23 Ago 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Já ouvi caso de pessoa andando com blindado ter o carro roubado por não ter o hábito de travar as portas ... :ataque::ataque::ataque:

Abraços!

12. eumau

eumau verschmutzt

Desde 27 Jul 2006
    SBC - SP
    Antes de mais nada agradeço a todas as dicas e opiniões !

Na verdade não é minha intenção comprar um veículo blindado. Porém, o que me despertou a curiosidade foi justamente o fato de muitas vezes no caso de veículos blindados, o preço se aproximar e muito de um veículo "normal", e o estado de conservação e baixa km que já vi em alguns veículos. Dái surgiu a dúvida.

Algo que nunca parei pra pensar por exemplo, foi no desgaste prematuro de freios e pneus, o que me parece lógico mas até então passou despercebido :D

Continuarei acompanhando de perto o tópico !(y)

• 1
  13. tonheko

tonheko Usuário

Desde 7 Abr 2006
    Recife/PE
    Caribas tem coisas aí que você falou que eu acho que são mitos....

tipo, deixar o carro no sol. eu mesmo canso de ir para casa de praia e meu carro fica o final de semana inteiro no sol sem nunca ter apresentado problemas.
    ou entao, bater a porta com o vidro aberto. ja bati inumeras vezes e meus vidros nunca trincaram...

em relacao a consumo, desgaste e desempenho, tambem sou meio descrente em pioras... obviamente vai depeder do carro a ser blindado (se voce blinda um carro de motor pequeno, ele vai sentir o peso da blindagem e o desgaster do freio tambem deve aumentar um pouco) e do motorista.

Quanto a marcas, acredito que as melhores do Brasil sao CART e G5.

Tenho de ir agora, depois se alguem quiser posto mais comentarios...

Abraços
    Antonio

14. LinoPina

LinoPina Usuário

Desde 12 Jan 2005
    São Paulo/Brasil
    Caríssimos:
    Vantagens: Segurança;
    Desvantagens: Manutenção, vazamentos, perda de originalidade, desgaste prematuro, perda de valor de mercado, impossibilidade de voltar o carro ao statu quo ante, ar condicionado sempre ligado...
    ou seja, só vale a pena para quem precisa da segurança.[]'s

Lino

15. LinoPina

LinoPina Usuário

Desde 12 Jan 2005
    São Paulo/Brasil
    Ah: os usados podem até mesmo custar menos do que um caro não blindado.[]'s
    Lino

16. Caribas

Caribas Usuário

Desde 27 Dez 2006
    Rio de Janeiro
    Prezado Antonio, que bom que isso nunca aconteceu com seu carro, mas já vi vidro blindado trincar no sol mais de uma vez, e realmente nunca vi o mesmo acontecer em batida de porta com o mesmo aberto, mas não correria este risco, na medida em que isso me foi passado expressamente pela blindadora.

17. tonheko

tonheko Usuário

Desde 7 Abr 2006
    Recife/PE
    Eu só comentei porque nunca vi isto, mesmo... (não tomo somente o meu carro por referência e sim dezenas de outros)

Permitam-me um úlltimo comentario que eu gostaria de ter feito antes mas não tive tempo. Eu queria dizer que recomendo muitissimo a compra de um blindado, principalmente se voce viver em uma cidade tipo Recife onde há muitos assaltos em semáforos. Não acredito que somente A ou B devem fazer este investimento, pois hoje em dia todos nós estamos expostos a violencia existente em nossas ruas. Só acho que é necessário comprar um veículo, se possivel, 0km ou entao pouco usado (até 3 anos) ou ainda um veiculo que voce saiba que possui boa procedencia. (em 1998 meu avô comprou um passat e o blindou, até hoje ele roda todos os dias no carro)
    Eu nunca fui abordado e não conheço nenhum dono de blindado que já foi baleado, mas posso dizer que somente pela sensação de segurança o investimento já vale a pena...

• 1
  18. paulonp

paulonp Usuário

4 3 0

Desde 29 Out 2008
    São Paulo - SP - Brasil
    Normalmente a desvalorização se dá em virtude de má conservação da blindagem, o que torna a manutenção excessivamente cara. Um veículo com a blindagem em bom estado, sem nenhuma delaminação, tem seu valor aumentado em até R$15.000,00, se o veículo tiver em torno de 10 anos, segundo a Molicar. Quanto a procura em São Paulo, pode ter certeza que é grande. Quem já passou por um assalto a mão armada, sequestro relâmpago, ou teve algum parente morto por bandidos, paga o preço que for pelo veículo blindado.

O custo adicional em manutenção não é relevante, uma vez que com a blindagem é a mesma que se você rodasse constantemente com duas pessoas adultas dentro. Logicamente haverá um desgaste pouca coisa maior, quase imperceptível. Mas se for para comprar um blindado usado, opte por um modelo importado, pois as peças são mais precisas, o freio é bem dimensionado, a suspensão é mais resistente, e o motor sendo masi potente, você não sentirá muita diferença no consumo e não haverá desgaste prematuro das peças. Meu pai tem um Chrysler Stratus LX 2.5 V6 1998 blindado. Está com mais de 140 mil km e está com a suspensão original. Alguns vidros delaminaram quando ele completou 6 anos e o reparo (reautoclave) ficou em R$2000,00 em um pacote incluindo todos os vidros. Agora o carro com dez anos, meu pai trocou o parabrisa por um novo devido a tentativa frustrada de furto e pagou R$ 1500,00. Caro, mas em 10 anos um gasto de R$ 4000,00 vale a pena a segurança e conforto.

Não possuem. Quem tem que possuir tal registro é a empresa blindadora.
    O veículos possuem apenas um certificado atestando o nível de blindagem emitido pela empresa blindadora, informando os materiais usado na blindagem, bem como suas características e capacidades técnicas, as quais são regulamentadas pelo Exército. Trata-se de item meramente formal para o exército, e meramente informativo para o proprietário, não implicando em taxas ou maior IPVA. O IPVA é o mesmo que o de um veículo normal.

Errado. Os pneu são pneus comuns. O que muda é que é instalada junto à roda uma cinta de aço ou plástico rígido para permitir que o pneu rode vazio sem sair da roda. O único contra é que não é qualquer borracheiro de esquina consegue fazer manutenção em tal pneu. Tem que levar em um centro automotivo tipo DPaschoal, Zacarias, etc... Pois só eles tem o equipamento que tira o pneu corretamente. Borracheiro que tira o pneu no braço, fica na mão.

Como disse acima, isto é muito relativo. Lógico que se você pegar um golzinho blindado, por mais que seja 1.8 e o escambal, a suspensão não foi feita para aguentar o peso da blindagem + 5 caras dentro do carro + bagagem, prancha de surf, papagaio, etc... É logico que vai desgastar mais rápido. Agora, se você pega um importado blindado, além de potência de sobra reduzindo a variação de consumo, tanto o sistema de freio, como o de suspensão aguenta mais porrada, uma vez que o sistema é feito com excesso de qualidade. Exemplo o acima do carro do meu pai: mais de 140 mil km com a suspensão original. Que carro nacional aguenta isso mesmo sem a blindagem??

Os vidros não abrem por opção do proprietário.
    A configuração padrão atual é a de: Abertura total para o vidro do motorista, parcial para o do passageiro, e os traseiros selados. Porém você pode escolher que todos abram, porém encarece o valor, uma vez que são colocados motores auxiliares/mais fortes. Boas blindadoras colocam uma suspensão entre o comando e o vidro, para que o movimento inicial seja realizado sobre a suspensão e não diretamente sobre o vidro, evitando trancos e aumentando a vida do motor. Os vidros abrem e fecham até mais rápido que os vidros elétricos convencionais.

Ter um carro blindado para andar com o vidro aberto???

Não aumentam o risco. Até diminuem o risco. E o seguro de blindagem é opcional na maioria das seguradoras (Porto, SulAmérica, Brasilveículos). Então você paga o preço de um seguro normal se optar por não cobrir a blindagem.

Há um custo extra? LOGICAMENTE QUE SIM!
    Mas vale muito a pena, pela segurança que te proporciona!
    Quem compra um blindado não se arrepende!

Depois posto mais.

Abraços,

Paulo.

• 1
  19. paulonp

paulonp Usuário

4 3 0

Desde 29 Out 2008
    São Paulo - SP - Brasil
    Concordo em número e grau.

20. paulonp

paulonp Usuário

4 3 0

Desde 29 Out 2008
    São Paulo - SP - Brasil
    Pessoal! Comprei um Stratus LX 2000 2.5 V6 blindado, com vidros novos e na garantia! Show!
    Fui fazer o seguro e o mesmo, a princípio, saiu por 1800. (Estou na faixa de risco entre 18 a 25 anos, por isso é tão caro)
    Depois da vistoria que foi constatado que o carro é blindado, o seguro foi recalculado e (pasmem!) reduzido para 1400, sem cobertura de blindagem!
    Ou seja, o seguro de blindado é mais barato que o de um carro normal! Achei que o preço ficava a mesma coisa, se você optasse por não incluir cobertura de blindagem, mas não.
    Ao que parece, como o carro blindado é mais difícil de roubar e furtar, o risco é MENOR e o seguro fica mais em conta!
    Abraços,
    Paulo.

• 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso