vhs para dvd infomações uteis

Discussão em 'Criação, Autoração e Edição' iniciada por Shni_akuma, 9 Nov 2009.

1. Shni_akuma

Shni_akuma Usuário

Desde 15 Fev 2005
    SP
    Este msg foi origalmente postada no forum de vcr no topico
    Métodos caseiros de limpeza de fita
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=2016228#post2016228
    ,e por indicação do amigo haberbeck_brandão,estou colocando ele no local certo.

Pra passar do vhs para o dvd, usar um gravador de dvd de mesa, para um perfeccionista é falta de informação.

Para se obter o melhor resultado possivel, se usa uma placa de captura,que vai vai capturar em outro formato[avi- codec huffyuv]que é um formato menos compactado e depois fazer o encoding pra mpeg2 no pc.
    Algumas placas de captura aceitam capturar direto em mpeg2 mas ai vai ter a mesma perda de qualidade do que usando um gravador de dvd, até vai ficar pior que o gravador de dvd.

Claro que o tipo de placa de captura tb vai influenciar na qualidade,usar uma placa matrox profissional vai ser o melhor possivel vai dar um resultado profissional mas o custo é alto, o melhor custoxbeneficio seria as placas all in wonder da ati, relativamente boas e não tão caras e compativeis com o pal-m, as placas do tipo pc-tv pixelview que vem com controle remoto não darão o melhor resultado devido a qualidade de cores .

Existem tb placas da marca pinnacle intermediarias em preço e qualidade,mas nem todas tem compatibilidade com pal-m.

Mas para explicar o pq deve se usar um pc e não o gravador dvd de mesa, são dois principais motivos.
    1 Qualidade do DAC(digital-analogue converter)

Isso vai influenciar diretamente nas cores do video,um dac ruim = igual imagens mais secas e até falta de fidelidade das cores,tipo uma roupa vermelha na imagem com alguns pixels vazando fora do vestido.
    E quanto mais bits mais fiel ao original.

2 A qualidade da encodação do video para mpeg 2

Qualquer aparelho que prometa conversão em tempo real para mpeg 2 vai fazer um trabalho meia boca,pois requer muita capacidade de processamento para uma boa conversão para dvd em qualidade maxima.
    Um video mal encodado resulta num video ou com artefato ou granulação,e é incrivel como alguns dvd originais são mal encodados.

E alem desses 2 fatores no pc ainda tem a possibilide de mexer nas cores deixando tirando aqueles aspecto meio amarelado que tem fitas antigas,fazer o desinterlacing e aplicar varios filtros para deixar melhor a imagem.

Enfim no pc você remasteriza o video,e pode obter um resultado exepcional e muito superior ao de simplismente ligar o vhs no gravador de dvd.

Imagens dizem mais que palavras

Isso é a tela do virtualdub o video capturado e o preview, o tamanho está reduzido na visualização do virtualdub pq o video tem resolução de dvd.

Aqui abaixo imagem do arquivo xvid gerado

Claro nem pense e capturar usando aqueles aparelhos que ligam na usb,tem um no delaextreme nem $12 mas deve ser ruim o DAC deles, e ainda jogam todo trabalho pro processador obrigando ter um pc potente para funcionar corretamente sem perda de frames.

Claro isso é para melhor qualidade nem sempre queremos mais qualidade e sim menos tempo e mais praticidade ai os gravadores de dvd mesa são mais indicados,apesar de quase não existirem mais,eu mesmo não vejo mais em supermercado, era pra estar barato hoje em dia se não tivesse sumido do mercado.

2. wayners

wayners Rockeiro

Desde 13 Ago 2008
    Goiânia/Goiás/Brasil
    Valeu! Gostei das dicas. (y) Bem q já tinha percebido q meus backups via gravador de DVD não ficavam tão bons. O jeito vai ser comprar uma placa de captura mesmo :concordo:

3. Ray Minamoto

Ray Minamoto Usuário Ativo

Desde 31 Jan 2009
    Santos - SP
    Eu li a sua postagem no tópico de origem e realmente vocÊ disse coisas que aocntecem com meu gravador de mesa da Philips, tanto que minhas fitas de back up eu estou gravando em HQ pois em SP fica granulado. Incrível como falaram na época que a qualidade era melhor que VHS e isso é mentira.

mas como não tenho um PC potente, a minha decisão foi de realmente ficar com as fitas em casa e cuidar delas.

Como as minhas fitas são 99% de animes, eu tenho preferido baixar os avis disponibilizados na net do que converter. Com isso ganho na qualidade e me poupa trabalho de converter as fitas gravadas, pois as originais eu já tinha a intençaõ de ficar com elas.

E notei que você é outro otaku, e inclusive eu tenho esse filme.

4. Shni_akuma

Shni_akuma Usuário

Desde 15 Fev 2005
    SP
    É não precisa de um pc potente,tendo uma placa de captura boazinha um pc dos ultimos 3 anos já dá pra passar as fitas pra dvd,eu mesmo com pentium III com 8 anos de idade passei vhs > dvd, o ruim é que demora bastante quanto mais novo o pc mais rapido vai.

E minha placa de captura é mais velha que meu pentium 3 é de 1999 o pentium é de 2001 :rofl:

Tem coisa mesmo em anime que não existe em dvd, exemplo desse filmes e os outros 3 da serie, embora tenham lançado em dvds é outra dublagem.

Esse filme pra mim é o melhor dos 4 por isso capturei ele (y)

Tenho as 4 fitas originais da epoca em otimo estado assim que der vou capturar os outros.

5. Tupix

Tupix Usuário

Desde 9 Mar 2009
    São Paulo / SP
    E O que se faz quando, como é o meu caso, já se aposentou o PC??? Eu, atualmente só uso o meu netbook, as vezes pego um notebook emprestado para algumas tarefas mais exigentes, assim sendo não há como usar uma placa nele, o mais comum - por causa do padrão PAL - é USB, neste caso não tem nenhuma "placa" de captura USB que possa ser considerada???

6. charmedone2013

charmedone2013 Xbox 360 na veia

Desde 11 Ago 2006
    Lages / Santa Catarina
    Vocês podem passar quais são as melhores placas de captura de video e alguns tutoriais de como passar o VHS para DVD e ainda deixar a imagem mais perfeita ainda possivel. Obrigado.

7. tbeat03

tbeat03 Usuário

Desde 4 Mar 2013
    Brasil
    Também gostaria de nomes de marcas e modelos de placas de vídeo para capturas de fitas VHS. Já li que para captura de VHS não há softwares atualizados e funcionando a partir do Windows 7, apenas com funcionalidade para o Windows XP. E a Matrox é a melhor marca de placa de captura para a finalidade de conversão de VHS? Encontrei vários modelos dela a venda. Não há outros para a mesma finalidade e qualidade?

Quais seriam os melhores elencados para uma boa conversão?

Obrigado!

8. tbeat03

tbeat03 Usuário

Desde 4 Mar 2013
    Brasil
    Alguém aí poderia ajudar, por favor??

Obrigado!

9. jcosti82

jcosti82 Usuário

5 0 1

Desde 17 Jul 2012
    Passo Fundo - RS
    tbm gostaria de saber isso... estou usando um Gravador de mesa panasonic para gravar, mas tendo alguns "contras" , ja estou cogitando adquirir uma boa placa e usar o PC diretamente.

valeu

10. tbeat03

tbeat03 Usuário

Desde 4 Mar 2013
    Brasil
    Tem muita informação desencontrada, como também há pouca a respeito. Parece que não há placas de captura de analógicos (VHS) para os sistemas a partir do Windows 7, com excessão daquelas placas de USB que são consideradas de péssima qualidade. Nenhuma lista das 5 melhores placas de captura VHS para digital para ser usada em um ano, como o de 2017??

11. muttoni

muttoni Usuário Ativo

866 312 43

Desde 25 Jun 2010
    Goiás-Brasil
    Pois é!
    Complicado mesmo! Uns 2 anos atras comprei a tal de Easycap que prometia muito.
    Quando fui fazer a conversão tive que "largar de mão"!! Lastimável.
    Se for gastar muito num produto profissional, desisto. Minhas fitas não valem á pena!