Anúncio do HT Forum

Vou dar um upgrade no som stock do meu carro, poderiam me dar umas dicas?

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por lucasmeyer, 10 Ago 2018.

1. lucasmeyer

lucasmeyer Usuário

Desde 21 Ago 2016
    São Paulo
    Bom dia galera, tudo bem?
    Seguinte, este é meu primeiro post após pesquisar e ler diversos posts a respeito de dicas e informações para iniciantes no assunto.
    Acabei de comprar meu primeiro carro e embora esteja curtindo bastante, planejo fazer uns pequenos ups no carrinho e gostaria da ajuda daqueles que já fazem isso a anos, não quero ser lesado por lojistas ou sair comprando itens excessivamente caros ou desnecessários para meus fins e desde já agradeço bastante a ajuda e paciência de vocês pois estou um bocado confuso a respeito de algumas coisas mas vamos lá..

1° o carro
    O carro é um Nissan March, pequeno, compacto e com uma acústica muito longe de ser considerada boa, que dirá ideal. O mesmo conta com uma unidade central padrão de fábrica e quatro falantes nas portas. Mesmo os falantes sendo originais, quando subo um pouco o volume dá para sentir os plásticos da vida vibrando junto com os falantes, isso me irrita e me leva a concluir que devo tratar minhas portas, certo?

2° objetivos
    Meus objetivos são bastante simples, vejo que muitos aqui montam verdadeiras salas de cinema em seus carros, subwoofers enormes no porta malas, múltiplos amps, DVDs, multimídias e etc.
    O que eu quero é apenas um sisteminha básico para ouvir música enquanto estou no trânsito voltando para casa, algo que empolgue um pouco mais do que os falantes originais e possua um teco a mais em detalhes levando em consideração que não vou usar sub, meu porta malas já não é grande coisa, se puser uma caixa de leite já acaba o espaço, com sub então... Não preciso de nada muito poderoso para animar festas ou impressionar alguém, só curtir sozinho mesmo.

3° minhas curiosidades basiconas...
    Antes de sair por aí perguntando "esse kit aqui é bom?" "esse kit é melhor que esse?" e tal, vou levar em consideração minha falta de experiencia no assunto e deixar isso para vocês, não vejo problemas nisso.
    Ao assistir a inúmeros tutorias e procurar posts a respeito, acabei ficando com algumas dúvidas bastante básicas.
    Se eu quiser um som melhor, é necessário player aftermarket? com telas e inúmeros recursos? sei que a qualidade do conjunto DAC/AMP dita as regras (possuo experiências com headphones, IEMs, DACs e AMPs, Lossless FLAC, Wave... é tudo que sei sobre som mas nunca liguei para som em carro) pois o sinal parte dessa dupla. Acredito que eu possa dizer que um player seja basicamente isso. Um Dac e um Amp mas não conheço os automotivos, como são construídos e tal portanto a pergunta: preciso de um player de mil reais+ para melhorar o som? é possível ter resultados bons para o dia a dia com a original? Sei que a conta é simples mas o que acontece ao ligar um kit 2 vias, digamos, algum NAR ou hertz, JBL da vida no sistema original? É necessário amplificadores nesse caso? Se o sistema original do carro conta com falantes coaxiais, por que esses kits 2 vias necessitam de um sendo a potência nominal máxima muito próxima? enfim.. Deixando minhas curiosidades de lado...

4° ideias
    Vou colocar aqui o que acredito que possa ou deva ser feito e vocês comentam..
    -Algum kit 2 vias até uns 600 pilas na frente mas não sendo necessário ir no limite do meu budget se for overkill ou tiverem sugestões.
    -Deixar os originais atrás? ou partir para coaxiais melhores atrás? vai influenciar muito para o motorista ou só passageiro? enfim...
    -Necessário player novo? Necessário amplificador de 4 canais? quais vocês recomendariam em termos de CxB caso sim?

Enfim, desculpe o texto logo, espero que não percam a paciência comigo mas pesquisando por aí acabei conhecendo os componentes, marcas, funções porém a galera sempre explica tudo como se a intenção fosse montar um conjunto monstruoso pra tremer o carro todo, bateria auxiliar e o escambau, então fiquei com certas dúvidas sobre a necessidade real de alguns itens para mim... mas obrigado e desculpe qqr coisa.

2. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Olha, como sempre digo, tudo depende do seu nível de exigência.
    Se vc tratar as portas e colocar um kit 2 vias Nar com um booster Taramps DS 160 acho que vai te atender.
    Para o som atrás vc deixa o original ligado no seu player mesmo.
    O kit vc não perde, e o booster é barato.
    Se depois vc resolver partir para trocar o player, amplificador etc., vai do seu gosto.

• 1
  3. brunoolevi

brunoolevi bl98

5 1 2

Desde 8 Ago 2018
    Curitiba
    Fala Lucas! Seguinte, você tá indo no passo certo e tem gente que não quer colocar som automotivo grande assim como você.

Tem um artigo bem bacana pra quem não tá iniciando um som automotivo e quer colocar um som de qualidade ao invés de volume e som exagerado.

Dá uma lida aqui nele que vai te ajudar, lê a parte do Raphael, que tem um Fiat 500 que e bem pequeno e ele dá dica de como colocar um som em carro menor assim: http://bit.ly/como-montar-som-automotivo-f

Me diz se te ajudou depois, e se tiver duvida me manda mensagem que te auxilio :)

• 1
  4. lucasmeyer

lucasmeyer Usuário

Desde 21 Ago 2016
    São Paulo
    Entendi. Curti a ideia, isso sairia bem em conta também o que seria ótimo kkk. dependendo do custo do projeto que considero mais ideal posso partir para isso, ainda farei as contas...

Nossa, claro que ajuda! Valeu cara...
    Esse rapaz ado Fiat500 possui um caso um pouco parecido com o meu. O que confunde um pouco as ideias é o fato de cada um recomendar uma coisa diferente, bem diferente um do outro. Alguns falam em kit 3 vias já que não iria usar sub, outro fala de usar tri-axiais na frente sendo que aqui no forum a galera diz para fugir disso pois arruina o palco sonoro.. enfim..
    Mas achei a grande maioria lá bem sóbria nos palpites. Acho que um kit duas vias na frente, um par de multi-axiais bons atrás, e um amp de 4 canais seriam uma opção muito legal mas ao que tudo indica fazer isso sem trocar o player original pode ser um desperdício pois não possui os recursos necessários para se fazer os ajustes corretos.

Por enquanto estou em:
    bom player, não precisa de DVD e tal, quero algo que toque bem
    kit 2 vias na frente
    Tri-axiais atrás
    Amp de 4 canais

Última edição: 10 Ago 2018
    • 1
  5. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Vai sobrar médio e agudo e faltar grave.
    Se gosta assim, vai fundo.

• 1
  6. lucasmeyer

lucasmeyer Usuário

Desde 21 Ago 2016
    São Paulo
    O que traria mais graves sem adotar subs?

7. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    menos médios e agudos.

8. lucasmeyer

lucasmeyer Usuário

Desde 21 Ago 2016
    São Paulo
  9. lelejau

lelejau Usuário

Desde 7 Dez 2012
    Jaú
    Acho meio impossivel ter graves sem sub. Um kit duas vias se nao me engano responde bem a partir de uns 80 hz.

10. Bom dia:

Da mesma forma da solução que vc busca, nesse conceito de mexer o mínimo possível e tentar não perder espaço, agi no meu HB20 como segue.
    Mantive os falantes e player originais.
    Apenas inseri um sub, daqueles que vem originais no som de outros carros de segmentos mais elevados.
    É um sub HAES, que vem original em alguma BMW.
    O sub tem 5" e está numa caixa de ~2 litros de mdf 18 mm que mandei fazer.
    A partir de um conversor RCA, usei um módulo soundigital SD400.2 EVO que fica escondido junto ao estepe.

sub1.jpg

sub2.jpg

Aqui a cereja do bolo é tomei o cuidado em buscar o melhor ajuste entre a fase nas portas e do sub, através da medição acústica, de forma que o subgrave, aos ouvidos, toca exatamente integrado com as portas, praticamente desaparecendo a sensação de subwoofer lá na mala.

Fase sub hb20.jpg

A caixa considero que está compatível a minha necessidade de espaço no carro.

Estou satisfeito com o que obtive e atingi ao que me propunha.

Só um comentário: o som original do meu carro desce a 30 hz conforme medi, mas com pouca energia na região. Querer gastar os 25 watts que eles aguentam, forçando graves, também não é solução, pois a potencia suportada pelos falantes originais é muito baixa.

[ ]´s

Última edição: 14 Ago 2018
    • 1
  11. lucasmeyer

lucasmeyer Usuário

Desde 21 Ago 2016
    São Paulo
    Poxa, parabéns cara. super simples, gastando pouco e deve dar aquela enchida no som do carro. É mais ou menos a minha forma de pensar e me deu novas idéias. Valeu!
    A propósito, como aferiu o espectro sonoro, algum app?

12. Obrigado Lucas!
    Deu uma bela equilibrada no som.

Para medições, geração do ruído rosa, utilizo o software REW, instalado num notebook, interface de áudio Steinberg UR12 e microfone calibrado DBX.

kit medição.jpg

13. lucasmeyer

lucasmeyer Usuário

Desde 21 Ago 2016
    São Paulo
    Amigo meu tem um focuswrite scarlett, só vai faltar um mic :) mas enfim, valeu pelas dicas cara, vai dar uma boa ajuda... é tanta ideia que fica difícil decidir qual adotar, fora a grana pra fazer tudo kkk Mas sua ideia é simples e pouco dispendiosa, valeu mesmo!

14. Lucas, algumas considerações ainda que podem contribuir na empreitada:

1) Esse sub que utilizo é 04 ohms, de baixa potência.
    Escolhi um amplificador que dá 400 wrms em 2 ohms. Nesta situação o amp está trabalhando com um fator de amortecimento maior do que o foi projetado.
    Diminui a potencia total final, mas ganha em articulação, clareza e firmeza do grave.
    Esse sub deve ser qqr 50 wrms, assim, a longevidade dele está nas mãos deste que vos fala hehehe

2) Eu não tratei as portas, e escuto o som em flat no player, ou até reduzo grave, se for musica eletrônica, dependendo da gravação.

Tenhamos em mente que não vai tocar com o mesmo peso/volume, do que se fosse um subwoofer maior, ou o estéreo estivesse amplificado por módulo.
    Daí, para trabalhar sem módulo, preferencialmente adotar autofalantes que vão excitar com baixas potencias. Claro, estando isso negociado, não vai ser possível tocar 500 wrms no estéreo e achar que esses falantes vão sonorizar o evento. Tudo é uma questão de coerência.

3) O HB20 usa fullranges (não tem tweeteres) nas portas e eu os mantive.

Alguns carros de segmento superior, realmente utilizam um kit 2 vias O&M, com passa-baixa no midbass integrado, como no caso do Focus Titanium.

Indicado em amarelo os elementos do crossover no kit original.

Falante FORD.jpg

Se eu optar em tirar os originais, na linha da nossa proposta, o kit vai ser neste rumo.

São sistemas projetados para resposta com excelente fidelidade, mesmo amplificados pelo hu.

A questão é de física: potência, desloca cone. Assim, um altofalante de 25 wrms tem uma suspensão macia (elevada compliância mecânica) e desloca seus 5 mm de x-max nessa potência, e um de 1000 wrms, uma suspensão dura, que vc não vai excitar satisfatoriamente com baixa potência. Precisará, em tese, desses 1000 wrms para deslocar os mesmos 5 mm, mas produzindo som em maior intensidade.

[ ]´s

• 1
  15. lucasmeyer

lucasmeyer Usuário

Desde 21 Ago 2016
    São Paulo
    Entendi. Realmente interessado em algo assim também. Seu HB20 possui construção bem superior ao March, a acústica dele é um porre e isso vai dar trabalho. Pensando em fazer as quatro portas e ainda tratar a parte inferior do porta malas e as caixas de rodas. Nissan fez umas economias tão porcas nesse carro que dá raiva, chega a desanimar de mexer mas enfim, acaba se fazendo necessário tratar alguma coisa. Chegando em casa hoje, fui trabalhar sem o carro, vou averiguar o que dá para fazer na mala. Vou para os Eua em janeiro e posso trazer algum sub tipo shallow mount e montar uma caixinha pequena como você fez ou else. Onde pegou esse sub?
    tks man

16. O sub consegui através de um amigo. Ele é meio garimpador, e consegue eventualmente alguns altofalantes automotivos meio exóticos.
    Uma opção, alternativa, pode ser procurar em sites como Parts Express; pro cara importar as taxas arranham e financeiramente termina não sendo motivador.
    Mas se vai viajar, de repente consegue lá fora.

https://www.parts-express.com/cat/s...eca:matches(.,"P_Searchable","1")]&PortalID=1

No ML se acha alguma coisa usada, mas pra montar uma caixa alguém teria de medir os parâmetros do sub (foi meu caso).

https://produto.mercadolivre.com.br...ofer-original-ford-edge-2009-9t4t18c804aa-_JM

[ ]´s

17. lucasmeyer

lucasmeyer Usuário

Desde 21 Ago 2016
    São Paulo
    Valeu cara!

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso