Anúncio do HT Forum

WhatsApp - Prós, contras, dúvidas e novidades.

Discussão em 'Smartphones e Tablets' iniciada por Dinarte, 5 Fev 2015.

1. Dinarte

Dinarte Usuário

28.867 22.824 966

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    Anúncio do HT Forum
    Pessoal, sempre tive rejeição pelo WhatsApp, mesmo sem nunca ter usado o mesmo. Só pelo fato do que sempre vi, ouvi e presenciei das pessoas próximas que usam o mesmo.

Um dos motivos que me levam a não instalar o APP é o fato do mesmo já listar todos os meus contados e "entregar" quem tem o APP. Da mesma forma, todo mundo que tem meu número na agenda ficará sabendo que tenho o APP. Além disso, tem os malditos grupos. Quanto aos grupos é fácil resolver o problema: seria só não participar dos mesmos.

Estou pensando em instalar o APP, mas tenho receio de me aborrecer e acabar me prejudicando profissionalmente, visto que sou um profissional liberal.

Gostaria que vocês, que usam o WhatsApp, listassem os prós e os contras do APP. Com base nessas informações, eu poderei tomar uma "decisão" mais amadurecida.

Obrigado.

2. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Um ponto negativo é que o dono de um grupo pode te adicionar sem te perguntar e se for um grupo movimentado, você fica recebendo dezenas de mensagens indesejadas.
    Outro ponto muito negativo é que dá pro interlocutor saber se você leu as mensagens. Se você for do tipo, como eu, que não responde imediatamente ou até mesmo ignora algumas mensagens, vai ter um monte de gente te enchendo o saco por não ter respondido. E nem dá pra falar que não leu...

• 1
  3. Dinarte

Dinarte Usuário

28.867 22.824 966

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    @dedraks@dedraks mas eu teria a opção de sair do grupo, sem depender do ADM do grupo?

4. FFabricio

FFabricio twitter.com/FabricioAraujo

10.470 18.332 686

Desde 18 Jan 2012
    Manaus/AM
    Eu uso bastante junto com o Viber. Participo de 4 grupos: Família, Amigos da Faculdade, Amigos de Ensino Médio e Amigos de infância.

Uma atualização não muito antiga permite que a gente silencie o grupo por até um ano, o que ajuda bastante já que não é toda hora que a gente tá afim de bater papo ou então ler a conversa dos outros.

Na época da faculdade eu conversava até com os professores pelo Whatsapp, claro que isso só ocorria com aqueles que eu tinha mais liberdade.

Prós: Não uso mais SMS, falo com qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo sem pagar nada mais por isso, fácil compartilhamento de arquivos.

Contra: Sempre estamos online (mas dá pra finalizar o app pelo gerenciador do Android).

Para o meio profissional acho que seria necessário separar as coisas. Vc já usa um número apenas para o seu trabalho? Se usa, poderia instalar o Whatsapp só nele e usá -lo apenas como outro meio de contato profissional.

• 1
  5. FFabricio

10.470 18.332 686

Desde 18 Jan 2012
    Manaus/AM
    Já dá pra desativar o aviso de leitura: http://www.tudocelular.com/android/...ra-no-chat-no-WhatsApp-Beta-para-Android.html

• 1
  6. Dinarte

Dinarte Usuário

28.867 22.824 966

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    Mas eu posso me recusar a participar de grupos, caso alguém me inclua sem me consultar?

O celular é único: trabalho e pessoal. O meu receio é me estressar com algum cliente, caso o mesmo não saiba diferenciar a situação.

7. Raeken

Raeken Komm, sag, was du willst

Desde 27 Abr 2009
    São Paulo - SP
    @fabriciofoxx@fabriciofoxx, que show!
    Depois do WhatsApp Web, que achei interessante, veio essa opção de desmarcar o aviso de leitura.
    Pena que ainda é Beta e só está disponível para Android.
    Espero que disponibilizem logo essa opção para todas as plataformas.

@Dinarte@Dinarte, infelizmente, não há como evitar que nos incluam em grupos.
    A "solução" para não ser mais adicionado em um grupo, é bloquear o Administrador.

• 1
  8. Dinarte

Dinarte Usuário

28.867 22.824 966

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    Mas, uma vez que eu fui incluído no grupo, eu posso sair por livre e espontânea vontade ou vou depender do ADM para me excluir?

• 1
  9. FFabricio

10.470 18.332 686

Desde 18 Jan 2012
    Manaus/AM
    Ainda não é possível, mas você pode sair assim que adicionarem você.

Entendo. Então o que você pode fazer é fechar o aplicativo quando estiver fora do horário de trabalho.

Eu faço isso, depois das 22h eu fecho meu Whatsapp. Se for algo urgente, a pessoa terá no mínimo que ligar pra mim.

• 1
  10. Raeken

Desde 27 Abr 2009
    São Paulo - SP
    Pode sair quando quiser. (y)

• 1
  11. FFabricio

10.470 18.332 686

Desde 18 Jan 2012
    Manaus/AM
    Foi um tormento pra todo mundo essa função de confirmação de leitura.

As vezes a gente precisa de um tempo pra responder porque é capaz de arranjar problema :D

• 2
  12. Dinarte

Dinarte Usuário

28.867 22.824 966

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    É possível bloquear algum contato só no WhatsApp, sem bloquear na agenda telefônica?

A pessoa fica sabendo que foi bloqueada no WhatsApp?

• 1
  13. Raeken

Desde 27 Abr 2009
    São Paulo - SP
    Eu arranjei muitos problemas.
    As vezes enrolo demais pra responder.
    Mas, como tenho o iPhone, fiquei de fora desse Beta. :D

• 1
  14. Raeken

Desde 27 Abr 2009
    São Paulo - SP
    Sim, o contato fica bloqueado apenas no WhatsApp.

Sobre o bloqueio...
    Assim, a pessoa nota que sua foto não muda, sua mensagem no Status, o seu "Visto pela última vez" (que pode ser removido nas configurações de Privacidade)... Mas ter uma confirmação de bloqueio, não tem como.

• 1
  15. FFabricio

10.470 18.332 686

Desde 18 Jan 2012
    Manaus/AM
    1 - Sim.

2 - Não exatamente, mas ele deixará de ver suas atualizações de status, foto, ultima vez online.

• 2
  16. Dinarte

Dinarte Usuário

28.867 22.824 966

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    Não tem como, rs. Eu trabalho full time, exceto quando estou dormindo. Meu celular fica disponível para os clientes 24 horas por dia, sete dias por semana.

• 1
  17. FFabricio

10.470 18.332 686

Desde 18 Jan 2012
    Manaus/AM
    :rofl:

Então basta colocar o celular no silencioso (ou silenciar apenas o Whatsapp) que já resolve boa parte dos problemas.

• 1
  18. Dinarte

Dinarte Usuário

28.867 22.824 966

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    Acho que não teria necessidade de silenciar o WhatsApp. O meu receio maior era com os grupos. O "resto" (conversas inúteis) eu acho que consigo controlar. Se não conseguir controlar, desinstalo o APP.

• 1
  19. Dinarte

Dinarte Usuário

28.867 22.824 966

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    • 2
  20. placard

placard Usuário

7.590 3.765 701

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Comentando as opções:
    1. As opções "Confirmação de leitura" e "Visto por último" (auto explicativas) podem ser desativadas normalmente. Eu deixo ativadas porque são úteis e quem quiser que ache ruim. Eu não vivo à disposição imediata dos outros e as pessoas precisam ser racionais para entender isso, entender que as pessoas têm dia de trabalho e outros compromissos mais importantes (egocentrismo).
    2. Dá pra silenciar qualquer conversa ou grupo, com opção de manter ou não a notificação dos mesmos.
    Pró:
    1. Leve.
    2. Todo mundo usa.
    3. Consistência de emoticons.
    Contras:
    1. Esse negócio de adicionar em grupos.
    2. Mídia é ridiculamente compactada e redimensionada ao compartilhar.
    3. Interface simplória (ex.: avatar da pessoa só aparece em cima, às vezes confundi se eu ou outrem falou algo).
    4. Não suporta vários tipos de imagem (apenas pra ficar nos mais bobos, GIFs animados).
    5. Não suporta arquivos avulsos (PDF).
    Os contras 2 e 5, nmho, são a pior coisa. Torna absolutamente inviável usar para trabalho no meu caso, exceto para conversa rápida (e ainda assim prefiro falar ao vivo/voz dada a imediaticidade do feedback).

Eu costumo receber documentos escaneados para enviar assinados via email. Uso CamScanner+PDF+email, quando o scanner está inacessível ou é algo mais emergencial. Infelizmente, não conheço IM que suporte arquivos avulsos (hello, Hangouts!), então o contra 5 não é exclusivo do Whatsapp.

Do ponto de vista das demais pessoas, eu detesto que as pessoas confundam as coisas. Muito funcionário, seja por preguiça mortal, seja por sovinice de pagar pelo CamScanner, tira foto de documentos na câmera e envia como imagem. Não só vem torto (e sem tratamento de contraste, gama etc. etc.) como o Whatsapp torna o texto ilegível, coisa que o Hangouts, por exemplo, não faz (se compacta, é bem menos). Quem trabalha comigo sabe que vai levar reclamação se enviar documento via Whatsapp para aprender a trabalhar feito gente.

Sério, é algo que me irrita muito, ter que obrigar a pessoa a reenviar via email e por PDF. :)

O mesmo vale para fotos enviadas de eventos com família etc.: eu não quero a compactada, quero sempre os originais.

Última edição: 5 Fev 2015
    • 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso