Anúncio do HT Forum

Wink Hub. Mais alguém tentou instalar?

Discussão em 'Automação' iniciada por nfranco, 1 Ago 2015.

1. nfranco

nfranco Usuário

Desde 20 Abr 2006
    Brasil
    Acabei de trazer um Wink Hub juntamente com algumas lâmpadas GE Link Bulb e até agora não consegui fazer o set funcionar. Sistema de baixo custo, ao preço de 50 USD, esse hub tem disputado as atenções juntamente com seu concorrente direto, o SmartThings da Samsung. Mas a pesquisa que fiz depois dos problemas de instalação que enfrentei me deixou muito desmotivado.

Após algumas tentativas, conectar o Wink Hub com o roteador wifi foi tranquilo, bastando utilizar o App para celular e seguir o tutorial do mesmo. As falhas me ensinaram que o segredo é mantê-los a uma distância maior que 1,5 metro para evitar interferência.

Partindo para parte mais efetiva da brincadeira, foi impossível parear as lâmpadas da GE com o hub, ainda que nas caixas destas indique que o mesmo hub é necessário. O processo deveria ser simples: selecionar o modelo da lâmpada no App (processo facilitado por um leitor de código de barras) e seguir o tutorial muito bem animado: desliga a lâmpada, espera o hub entrar em "pairing mode", liga a lâmpada e pronto. Lâmpada adicionada.

Só que não foi o que aconteceu. O processo todo vai bem até o último passo (6/7). O hub indica por um sistema de cores em seu led que a lâmpada foi adicionada, mas o App não indentifica isso e a mesma não aparece como instalada. O mais engraçado é o processo de reset da lâmpada: um apaga e acende doido até que a mesma pisque, indicando que você conseguiu.

Algumas horas de esforço, várias lâmpadas tentadas e desisti.

Em seguida, tentei parear um controle da Lutron Pico. Processo parecido e resultado idêntico, com a diferença de que nem o hub respondeu a esse.

Por fim, tentei instalar as lâmpadas da Philips Hue que já operavam por seu hub próprio. Processo bem mais simples: escolhe o modelo, espera o Wink Hub entrar em "pairing mode" e aperta o botão no hub da Philips. Em poucos segundos, todas as lâmpadas estão disponíveis no App do Wink. Pelo menos algo funcionou para eu ver que o design desse App é bem bacana.

Só que isso não diminuiu minha frustação. Fui insistente e fiquei um tempão com a equipe de atendimento da Wink, a qual é super atenciosa, mas só segue um protocolo engessado, idêntico às instruções do site. Depois de estranhar o não funcionamento, a atendente concluiu que a culpa é da rede brasileira...

Já estou quase engavetando o tal Wink Hub. Até acho que essa idéia de automação de baixo custo tem futuro, tanto que a Apple e a Samsung vêm apostando pesado nesse conceito. De fechaduras a câmeras, esses são os gadgets do momento. O difícil é prever quando seus produtos alcançarão a maturidade necessária: ainda falta muita robustes ao sistema.

Última edição: 1 Ago 2015
  2. nfranco

nfranco Usuário

Desde 20 Abr 2006
    Brasil
    IMG_0267.JPG

3. jamaica12345

jamaica12345 Usuário

Desde 25 Out 2009
    sao paulo
    ola amigo tbm concordo q falta muito pra automaçao ter maturidade vc encontra poucas informaçoes sobre soluçoes na net eu finalmente consegui terminar minha autamaçao mais foi um trabalho enorme ate descobrir o defeito entao boa sorte na sua empreitada

4. nfranco

nfranco Usuário

Desde 20 Abr 2006
    Brasil
    Três anos e meio depois, cá estou. Desengavetei o Wink Hub e atualizei seu firmware para ver se as coisas melhoraram. Nada! De volta pra gaveta: Wink Hub não funciona no Brasil.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso