Anúncio do HT Forum

Woofer da porta cortando som ao aumentar volume.

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por jacksonsanter, 2 Out 2018.

1. jacksonsanter

jacksonsanter Usuário

Desde 2 Ago 2016
    Rio Grande
    Boa noite, pessoal, vcs poderiam me ajudar quanto a alguns problemas que estou tendo no meu som?
    Fui na pesquisa e não encontrei nada relacionado diretamente a este assunto.

Montei recentemente um som razoável no meu carro: comprei um sd 400.4 evo, que já está instalado nas saídas RCA de uma central multimídia M1.

Meus alto falantes são um kit 2 vias da Hertz HSK, com 125W RMS cada lado, liguei cada lado em bridge (L no 1 e 2, R no 3 e 4) com cabos Y Ley Line da central ao módulo, e dele aos crossovers com cabos paralelos de 2,5mm de cobre.

Puxei um cabo de cobre com 13mm direto da bateria para alimentar o módulo, e instalei um fusível de 40A bem pertinho da mesma. O remote está vindo da central e o terra está do lado do módulo, com um cabo de 13mm também, num parafuso da carroceria, raspado e bem firme.

Pois bem, o volume da central vai até 40, mas acontece que quando chego no máximo ao 20 (dependendo da batida da música, até menos), o woofer da porta corta o som, permanecendo apenas o tweeter. O módulo e a central não apagam, apenas o woofer, me obrigando a baixar o som. O ganho do módulo está no zero, e não consigo nem chegar em 1/4 dele.

O que poderia ser isso? Muita potência do módulo (bridge)? Voltagem das saídas RCA da central? Super amperagem do fusível na bateria? Problema na saída Rca do módulo? Conexões originais (chicote) ainda instaladas? Convém observar que minha bateria é de 45ah, mas fiz o teste com o multímetro e está dentro dos limites max e min. E sobre o aterramento, o manual do sd manda juntar o terra do player e do módulo com o negativo da bateria e fixá-los na carroceria. Poderia ser a falta deste cabo vindo diretamente do negativo da bateria?

Desde já agradeço a atenção e cooperação de todos.

2. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    creio que esteja com problema no fio que liga o auto falante ou um problema de solda nele
    remova o auto falante e teste depois teste o cabo

3. jacksonsanter

jacksonsanter Usuário

Desde 2 Ago 2016
    Rio Grande
    Então, Fenixcload, hoje fiz alguns testes que talvez já nos ajude a desvendar este mistério rsrs
    cara, eu peguei o falante original do carro, coloquei um cabo 2,5mm nele e liguei no crossover, no lugar do woofer Hertz que está na porta.
    Resultado: NÃO PAROU! Aumentei o volume até quase o máximo, aumentei o ganho no amp SD e apenas distorceu, não cortou o som.
    A partir disso, abri a porta e fui verificar o que vc falou em relação ao fio do woofer.
    Desconectei o falante original do crossover, conectei o cabo do woofer que está instalado, retirei-o da porta e chequei os cabos e conexões.
    O woofer não está soldado, está ligado com terminal 2 vias, porém tudo firme, sem mal contato.
    Quando liguei o som, peguei o woofer na minha mão, fui aumentando o volume e NÃO PAROU! Aumentei o ganho também e não cortou o som.
    Voltei com ele pra porta e, para a minha surpresa, ele voltou a dar o mesmo problema inicial.
    Resolvi testar o aterramento, puxei um cabo 13mm direto do negativo da bateria, conectei no módulo, e testei novamente o woofer na porta.
    Para o meu desespero, o woofer cortou o som quando eu aumentei o volume!!
    Pois bem, cheguei a algumas conclusões:
    não é problema no módulo, ele funcionou perfeitamente com o falante original. Não é problema no cabo, pois o woofer funcionou enquanto estava fora da porta.
    E na ignorância, penso que não deve ser problema de aterramento, pq puxei um negativo direto da bateria.
    E agora a pergunta: será que tem alguma coisa errada na porta?
    O woofer só cortou enquanto estava instalado nela.
    Fica aqui o mistério...rs
    abraço, obrigado!

4. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Será que esse falante está dando terra em algum lugar?
    O fio está encostando na lata do carro.

5. jacksonsanter

jacksonsanter Usuário

Desde 2 Ago 2016
    Rio Grande
    Pois é, mano... eu instalei um baffle de madeira, não sei se teria como encostar na lataria...
    mas minha dúvida é por quê motivo estaria dando terra mesmo se encostasse?

6. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Simples.
    Vc não sabe que a lataria inteira do carro é aterrada? se vc encostar o fio do falante, este dará terra na saída do amplificador.

7. jacksonsanter

jacksonsanter Usuário

Desde 2 Ago 2016
    Rio Grande
    Pois é, mas não tem como encostar por causa do baffle, chequei tudo hoje.
    Pela experiência de vcs, tá cheirando a aterramento isso?
    ou pode ser outro motivo?

8. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    vc tem que ir testando.
    se oproblema só acontece quando o falante está na porta, é nela o problema.

9. jacksonsanter

jacksonsanter Usuário

Desde 2 Ago 2016
    Rio Grande
    pois é, o que acho estranho é o fato de isso só acontecer quando aumento o volume no player, se fosse realmente aterramento na porta, não teria que dar esse problema em qualquer volume?
    amanhã vou fazer mais alguns testes...
    quem tiver mais dicas, aceito de todo o coração kkkkk
    abraço, galera e obrigado!

10. Olha, tem uma teoria que pode explicar.
    É uma hipótese, a ser testada.
    A primeira questão é que usando duas bridges a 4 ohms vc está no limite nominal do modulo.
    A segunda questão é que a impedância não é uma reta, mas sim uma curva. E esta curva se altera em relação à caixa que o altofalante está instalado.
    Assim, é possível que o altofalante ao ar livre, esteja próximo ao limite mínimo da impedância, mas não a exceda. O que não ocorreria com o mesmo estando na porta.

11. jacksonsanter

jacksonsanter Usuário

Desde 2 Ago 2016
    Rio Grande
    Sobre a primeira teoria, não liguei o kit da outra porta, apenas o kit do motorista está ligado, ainda assim o módulo estaria usando toda sua potência? Eu não consigo passar da metade do volume do player, mesmo com ganho zerado...

12. Na verdade se a impedância de um dos lados baixar de 4 ohms em ponte, acredito que seja o suficiente para entrar em proteção.
    Inclusive, se tiver uma caixa, tipo uma book e botar o midbass, pode testar.
    Se for o q sugeri, vai repetir o problema.

13. jacksonsanter

jacksonsanter Usuário

Desde 2 Ago 2016
    Rio Grande
    ok, dn_mosfet, nesta semana a manta que comprei vai chegar, daí abro a porta e testo tudo de novo.
    um coisa que reparei ontem foi que o tweeter, quando ligado junto com o woofer, também está cortando o som ao aumentar o volume.
    Porém, quando desconectei o woofer, o tweeter não parou de funcionar, mesmo com volume do player alto e ganho quase na metade...
    podemos descartar aterramento? pensei em algum problema que esteja interferindo no twt, tipo saída do amp, do player ou até mesmo do cross...
    o que acham?
    obrigado, galera!

14. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    também pode se que o fio que vai para o auto falante esteja com a capa danificada e esteja fechando curto com a chapa em algum ponto
    na duvida poderia trocar a fiação

15. jacksonsanter

jacksonsanter Usuário

Desde 2 Ago 2016
    Rio Grande
    entendi...bom, amanhã é feriado, a manta asfáltica que comprei chegou, então vou tentar fazer tudo isso amanhã e posto os resultados aqui.
    obrigado, galera!

16. Gustavo CwB

Gustavo CwB Usuário

Desde 14 Out 2017
    Curitiba - PR
    ja experimentou ligar o kit 2 vias em paralelo no modulo, para ver se o problema persiste ?

17. EvandroLuiz

EvandroLuiz Usuário

1 0 1

Desde 12 Out 2018
    Cascavel - PR
    Olá amigo! Tive um problema parecido com o seu. Toda vez que aumentava o volume o som das caixas cortava, sempre próximo ao 20. Levei em uma auto elétrica aqui da cidade e o cara descobriu que os fios atrás do som estavam todos colados, corria risco até de dar um curto e pegar fogo no caro... Atrás do aparelho de som tem um dissipador de calor de alumínio, esse dissipador esquenta e acaba jogando calor nos fios que ligam o equipamento. O cara simplesmente desgrudou os fios e isolou todos eles. Problema resolvido. O problema era tão simples que ele nem me cobrou.

18. jacksonsanter

jacksonsanter Usuário

Desde 2 Ago 2016
    Rio Grande
    que coisa isso, mano! nunca tinha visto...hehe
    mas valeu o toque, bom que vou conferir também.
    abraço, obrigado!

19. jacksonsanter

jacksonsanter Usuário

Desde 2 Ago 2016
    Rio Grande
    pessoal, aos poucos vou colocando a casa em ordem, to sem tempo mesmo!!

seguinte, de acordo com a opinião da galera, fui testando pra ver de onde vinha o problema. Ainda não terminei, mas já tenho alguma coisa em vista.

de acordo com essa resposta, já tinha conferido que o woofer nao estava encostando na lataria por fora justamente por causa do baffle, mas acreditem, o falante estava encostando por dentro da porta!!
    colei algumas fitas isolantes na lataria, dentro do buraco do woofer na porta e consegui aumentar o volume!
    ainda nao fiz testes com o ganho do modulo, mas ja consigo passar de 30 no volume do player.
    fiz o tratamento das portas hj por fora, agora so falta a parte do forro das portas dianteiras.
    amanha devo instalar o woofer da porta do carona e testar como fiz na outra.
    terminando tudo, faço o ajuste do ganho para testar se realmente o problema foi resolvido, mas a principio me parece que era isso mesmo.
    assim que for cumprindo as etapas, posto aqui o feedback.

desde sempre, muito obrigado, galera!

20. jacksonsanter

jacksonsanter Usuário

Desde 2 Ago 2016
    Rio Grande
    Boa tarde, meus ajudadores! Rs... Muito obrigado pela atenção d todos. Continuo tendo problemas e minha paciência tá quase no limite kkkkkk
    Liguei o kit do lado do carona, com a porta tratada, e para minha surpresa (e decepção) continua o problema do corte. Fui testando as possibilidades que me vinham à cabeça, a primeira delas foi testar o balanço do player, quando joguei tudo para a direita, continuava saindo som normal na esquerda e quando fiz o contrário, saía som baixinho na direita. Pelo que percebi, parece que o módulo está mandando som do canal 3 (lado direito) para o lado esquerdo também. Seria talvez esse excesso de sinal que faz cortar o som do bridge 1 e 2 (left)? Quando tirei um dos rca de cada lado do módulo (lembrando que está em bridge), o som não cortou mais, estou usando assim por enquanto, com ganho do módulo na metade, sem corte de som.
    Ligado dessa forma, estou perdendo potência e qualidade né? O cabo y manda o mesmo sinal para suas duas pontas que vao para o módulo? Seria mais interessante desfazer o bridge? Não sei mais o que fazer...

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso